Temas centrais da missão marista pautam reflexões no Capítulo Provincial

()

2 Capítulo Provincial chegou a um dia central. Depois de iniciar com uma provocação sobre a missão marista, a quarta-feira, 5/12, foi voltada para a reflexão de quatro temas-chave para a instituição: Amazônia e ecologia integralrealidades emergentes e opção pelos mais empobrecidos, infâncias e juventudes (evangelização e defesa de direitos) e missão educativo-evangelizadora. Os assuntos foram divididos entre as Pequenas Comunidades, que se reuniram, debateram e depois expuseram destaques para o grande grupo, com o objetivo de auxiliar na construção das prioridades para o próximo Triênio.

Para o primeiro tema, foram consideradas importantes questões como a articulação interprovincial para projetos na Região Amazônica, a criação de programas de formação para gerar consciência e cultura ecológica e o incentivo da participação de Irmãos e Leigos/as em ações de voluntariado. Já o debate sobre as realidades emergentes e opção pelos mais empobrecidos destacou a atenção à cidadania e à capacitação técnica promovida pelas Unidades Sociais. Da mesma forma, foi enaltecido o número de ex-educandos que retornam à instituição como colaboradores.

Sobre a evangelização e defesa dos direitos de crianças e jovens, foi observada a importância da valorização das pessoas que trabalham nessas pautas e da criação de espaços específicos para essa finalidade. Iniciativas como o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente também foram lembradas. O diálogo sobre o último tema, missão educativo-evangelizadora, destacou a presença e os esforços dos Irmãos nesta que é a essência da instituição. O número de pessoas impactadas pelas obras e o reconhecimento de todos os espaços de missão como importantes e integradas também foram pontos levantados.

Em sintonia com o Instituto

Para fechar os trabalhos do dia, o Ir. Sylvain Ramandimbiarisoa, Conselheiro-Geral do Instituto Marista, fez uma análise dos debates e trouxe que diversos ecos do 2º Capítulo Provincial vão ao encontro do que está sendo pensado para o mundo marista. “Palavras como ecologia, defesa dos direitos, periferias e criatividade estão em consonância com o que pede o Plano Estratégico do Instituto para os próximos anos”, explicou. Em seguida, os Irmãos Odilmar Fachi e Jader Henz, Relatores do Capítulo, resumiram os principais pontos abordados até o momento, para subsidiar os participantes no início da construção das prioridades para o próximo Triênio.

Na quinta-feira, 6/12, a programação chegará à sua etapa final, intitulada Compromisso. Serão iniciadas as discussões sobre as prioridades para os próximos três anos e haverá um diálogo sobre Animação e Governança. A tarde terá um dos momentos mais importantes da assembleia, a eleição do Conselho Provincial.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar