Sonhos para a missão marista foram discutidos no terceiro dia de Assembleia

​​“Sonho que se sonha junto é realidade.” Com essa inspiração, foi vivenciado o terceiro dia da II Assembleia Provincial de Missão. Irmãos Capitulares, delegados e delegadas representantes das frentes de missão da Província reuniram-se nesta quarta-feira, 11 de setembro, para refletir sobre os sonhos que podem contribuir para responder às emergências do nosso tempo.

O encontro foi conduzido pelos colaboradores Sílvia Medeiros, da Assessoria de Comunicação Institucional da Rede Marista, e Valmir Pires, do Hospital São Lucas (HSL). O momento orante que abriu o terceiro dia da Assembleia contou com a participação dos colaboradores Matheus Jardim, do HSL, Roberta de Oliveira, do Instituto do Cérebro (InsCer), e Mateus Schafer, da PUCRS. Para inspirar as reflexões do dia, meditamos sobre os sonhos que foram levados pela Província para a III Assembleia Internacional de Missão, na Espanha.

A sequência da programação contou com um momento cultural para motivar os participantes a sonharem juntos e para iluminar o horizonte da nossa Província. O momento de dança sobre os sonhos da Assembleia Provincial foi realizado pelas educandas Aryane Soares e Valentine Granville e pela educadora Marina Medeiros, do Centro Social Marista da Juventude (CMJU). Antes dos trabalhos em comunidade, os participantes da Assembleia também assistiram ao clipe da música Reexistir, composta e interpretada pelos educadores e estudantes do Colégio Marista Santa Maria e da Escola Marista Santa Marta. 

Durante o momento de reflexão individual e os trabalhos em grupo, Irmãos e delegados/as chegaram a uma síntese de três sonhos para responder a três principais emergências da missão marista. Entre os temas mais citados pelas comunidades, estão: o cuidado com a Casa Comum, a valorização da educação integral, a promoção dos valores maristas e da consciência crítica, entre outros. 

Para o momento de encerramento do terceiro dia, Padre Vilson Groh fez uma fala síntese sobre as principais reflexões do dia: “As emergências são leituras de realidades, o grito que afeta a todos. Os sonhos são as propostas de ação que respondem a essas emergências”, explicou o Padre. Ele ainda finalizou com uma inspiração a partir de uma fala de Dom Helder Câmara: “Não deixem cair o profetismo”.

Amanhã, a II Assembleia Provincial de Missão será finalizada com a elaboração de uma carta com recomendações, a ser entregue aos Irmãos Capitulares que estarão reunidos no IV Capítulo Provincial, durante o mês de novembro.

 

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar