Navegar para Cima

Sobre

Preservação da Memória

​​A preservação dos bens históricos, tanto materiais quanto imateriais, tem enorme relevância para uma instituição como a Rede Marista. Guardar, gerir e compartilhar o que nos foi legado nesses mais de 200 anos de atuação marista no mundo – 118 no Sul do Brasil – são objetivos que motivam diferentes iniciativas realizadas junto às nossas pessoas e nos espaços em que estamos presentes.

O Centro de Patrimônio e Espiritualidade da Rede Marista é resultado desses esforços, e promove ações para valorizar e compartilhar a memória marista entre Irmãos, Leigos/as, colaboradores e estudantes. Fica localizado em Bom Princípio, cidade que marcou o início da missão no Rio Grande do Sul.

O espaço, situado em um prédio histórico da década de 1900, passa por um projeto de revitalização que, quando finalizado, contará com biblioteca, memorial e ambientes de aprendizagem e formação. Além do Cepem, o outro Centro de Memória da Rede Marista é o Arquivo Provincial. 

Localizado na Sede Administrativa da instituição, em Porto Alegre, ele reúne documentos históricos sobre a vida dos Irmãos e a presença no Rio Grande do Sul, em Brasília e na Região Amazônica.​


Conhecer e compartilhar​

Outra importante iniciativa para valorizar o legado da instituição é a partilha de conhecimentos entre as pessoas que dão continuidade à missão diariamente. O Curso de Extensão em Espiritualidade e Patrimônio Marista (PEM)​ tem o objetivo de retornar às fontes do Instituto, revisitar a história, os documentos e os ensinamentos de São Marcelino Champagnat. Voltado a Irmãos e colaboradores, conta com a certificação da PUCRS e é dividido em três módulos ao longo do ano.

Da mesma forma, a peregrinação Caminhos de Champagnat​ proporciona conhecer de perto os lugares históricos do Instituto Marista na Europa. A viagem conta com visitas formativas e orientadas a locais por onde o fundador viveu e iniciou um legado que já dura mais de 200 anos. ​