Semana Solidária Marista está de volta e com inscrições abertas para a edição 2026

WhatsApp Image at

“Todos somos convidados a aceitar esse chamado: sair da própria comodidade e atrever-se a chegar a todas as periferias que precisam da luz do Evangelho”.
(Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nº 20)

 

Tem projeto novo na área! A Área de Solidariedade da Província Marista Brasil Sul-Amazônia lança a Semana Solidária Marista, oportunidade de vivenciar a cultura da solidariedade e do encontro, à luz do carisma marista, por meio de experiências de imersão em realidade periféricas, emergentes, vulneráveis e desafiadoras.

 

O evento é destinado a pessoas com 18 anos ou mais e que tenham vínculo marista: colaboradores/as, Leigos/as, ex-estudantes e ex-educandos/as. A edição 2026 ocorre de 5 a 9 de janeiro, em Porto Alegre, e já está com inscrições (gratuitas) abertas até o dia 21 de novembro. As vagas são limitadas.

 

Acesse o edital e se inscreva | Edital Semana Solidária Marista 2026

 

O projeto da Semana Solidária Marista já existia na Província, quando ainda se chamava Província Marista do Rio Grande do Sul. A última edição ocorreu em 2011. Agora, o projeto está de volta e de cara nova. Segundo a coordenadora da Semana Solidária Marista, Regina Biasibetti, “é uma grande alegria retomar uma experiência que busca ampliar horizontes, despertar vocações e formar cidadãos protagonistas em uma sociedade que precisa cada vez mais de solidariedade”.

 

Durante o período do evento, espera-se que o/a voluntário/a esteja integralmente disponível para as atividades propostas, inclusive com presença em tempo integral e pernoite no local definido pela organização. Essa convivência contínua é parte essencial da experiência formativa e colaborativa, permitindo uma vivência mais profunda do espírito comunitário e do serviço ao próximo.

 

Além disso, o/a participante deve ter:

  • O desejo de vivenciar uma experiência à luz da espiritualidade do coração e dos valores do Evangelho.
  • Abertura para adaptar-se a espaços com estruturas simples e renunciar a comodidades.
  • Disposição para trabalhar com pessoas e grupos.
  • Disponibilidade para servir e ajudar no que for preciso.

 

No dia 16 de dezembro deste ano, ainda está prevista a realização de um encontro preparatório (online). Todas as informações se encontram disponíveis no edital.

 

“A paz real e duradoura é possível só «a partir de uma ética global de solidariedade e cooperação ao serviço de um futuro modelado pela interdependência e a corresponsabilidade na família humana inteira”.
(Fratelli Tutti, nº 127)

Compartilhar artigo