De 5 a 9 de janeiro, ex-estudantes, colaboradores/as, Leigos/as e Irmãos Maristas participaram da Semana Solidária Marista, projeto que foi retomado neste ano pela Área de Solidariedade da Rede Marista. Nesse período, os/as participantes deixaram a rotina de lado para mergulhar em realidades periféricas de Porto Alegre, partilhando escuta, presença e gestos concretos de cuidado com as comunidades.
Inspirada pela espiritualidade marista e pelos valores do Evangelho, a Semana Solidária Marista é uma experiência de imersão em territórios vulneráveis, que convida à convivência simples, à renúncia de comodidades e ao serviço ao próximo.
“A retomada da Semana Solidária foi muito especial. Eu tinha participado de duas edições quando ainda era estudante marista e sei o quanto esses momentos contribuíram para minha formação, para o despertar da cidadania, do senso de comunidade, ampliar o olhar sobre o mundo em que vivemos, pisar em outros solos, interagir com pessoas que não são parte de nossa rotina. O grupo era formado por uma mistura bonita, intergeracional, mas com expectativas parecidas e corações igualmente abertos a acolher a proposta pensada”, reforça Regina Biasibetti, assessora de Voluntariado da Área de Solidariedade.
Imersão territorial
O Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) e o Galpão de Reciclagem que fica próximo à unidade, o Centro Social Marista da Juventude (CMJU), o Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini e o Amparo Santa Cruz foram os espaços que receberam os/as participantes da Semana. A programação foi marcada por visitas às casas e encontros nas ruas dessas comunidades, principalmente para escutar e estar presente.
“Há pessoas, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos esperando, desejando, precisando verdadeiramente da nossa presença, do nosso olhar, das nossas palavras, da nossa ajuda, dos nossos dons! Em cada segundo, fomos conduzidos pelo Espírito e guiados pela Boa Mãe a nos revelarem que a vida pede muito cuidado, muito amor e muita audácia no coração! A Semana Solidária Marista é um convite à audácia e que, uma vez aceito, ensina-nos e molda em nós, na simplicidade, na convivência, na partilha, na comunhão e no servir, um coração audacioso!”, comenta Gabriela Costa, ex-estudante do Colégio Marista São Luís.

Com crianças e adolescentes, a Semana ganhou cor com oficinas de pintura, gincana e apresentações. Em mutirão, os/as participantes também se dedicaram à revitalização de espaços comunitários, reforçando que a solidariedade passa por gestos práticos que deixam marcas no território. A rotina foi permeada por momentos de cultivo da espiritualidade, quando o grupo se reunia para rezar, refletir sobre as experiências do dia e fortalecer o sentido de missão partilhada.

Para Simone Martins, coordenadora do Centro de Apoio Discente da PUCRS, fez muito sentido iniciar o ano de 2026 dedicando tempo para viver essa experiência de solidariedade.
“Oportunidade genuína de renovação e ressignificação do sim ao carisma marista, de vida em comunidade com Irmãos, Leigos/as e jovens e de discernimento de como e com quem quero compartilhar a vida como pessoa, cristã e cidadã. O sentimento é de plenitude e gratidão”.
Ao final dos cinco dias, o que permanece é o compromisso de seguir sendo presença solidária onde cada um vive e atua, fazendo da vida cotidiana uma extensão da Semana Solidária Marista. Como afirma a participante Gabriela, “tudo somente foi possível porque cada um/a estava lá! Seguiremos todos/as juntos/as, pois a união que nasceu e floresceu não mais se desfaz!





