No início deste mês, representantes maristas participaram do II Seminário Laudato Si’ promovido pela Diocese de Roraima. O evento, que teve início na sexta-feira, 30/6, e encerrou no domingo, 2/7, reuniu cerca de 110 pessoas na Universidade Federal de Roraima – UFRR para discutirem o tema: Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho. Que Brasil queremos? Que Amazônia queremos? Que Roraima queremos?
Os grupos de trabalho foram divididos por temáticas refletindo e compartilhando ideias sobre os três temas centrais do evento: 1. terra, 2. teto e 3. águas e florestas. No âmbito da terra, foram refletidas propostas que abrangem desde o resgate da autonomia indígena sobre os territórios até a construção de uma Roraima livre de agrotóxicos. Também foi enfatizada a importância de fortalecimento de campanhas com o objetivo de produzir alimentos saudáveis e plantar mais árvores.
No que diz respeito ao teto, se buscou discutir políticas públicas habitacionais planejadas que garantam o acesso à saúde, à educação, com justiça e respeito. Reconhecendo que todos merecem um lugar digno para morar e prosperar. Por fim, nas discussões sobre águas e florestas, compreendeu-se a necessidade de trabalhar em cada uma das comunidades campanhas que incentivem a defesa dos rios, da fauna e da flora.
Para o Irmão Marista Danilo Correia, conselheiro provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) e coordenador das Pastorais Sociais de Roraima, as reflexões realizadas no evento foram muito importantes: “reconhecemos as nossas fraquezas, desafios, as conquistas, os sinais de morte, as ameaças, os sinais de renascimento e de nascimento. Nos comprometemos em defender as vidas: florestas, águas, terra, terro e trabalho. Renovamos a nossa ternura e teimosia em vista da transformação”, avaliou o Irmão. No final do Seminário, foi elaborado uma carta de compromisso que será divulgada para a Diocese e entidades nos próximos dias.





