Até o dia 14/4, domingo, mais de 100 Irmãos, colaboradores/as e Leigos/as Maristas seguirão reunidos participando da programação da III Assembleia Internacional da Missão Marista.
Nossos representantes da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) estão fazendo relatos diários sobre o evento. Confira abaixo as partilhas enviadas por nossos representantes:
1º Dia – 8 de abril
O primeiro dia foi dedicado às boas-vindas e à integração, com dinâmicas que visaram introduzir o grupo no espaço da casa e ao mútuo conhecimento. Os participantes estão divididos em 11 mesas, que será o espaço privilegiado para a reflexão e vivência durante toda a semana.
2º Dia – 9 de abril
Hoje, tivemos a oportunidade de ouvir o Ir. Superior Geral, Ernesto Sanchez, que falou sobre as perspectivas do Instituto enquanto Família Global, e a Irmã Liliana Franco, presidente da CLAR, que abordou os desafios da Igreja hoje: Sinodalidade, Vida Religiosa e Profecia. Ambos propuseram chaves de leitura significativas e proféticas, provocando a Assembleia em relação à missão do Instituto: “Embora tenhamos um número reduzido de Irmãos, a Família Carismática Global é maior e continua crescendo”, afirmou o Ir. Ernesto Sanchez. “A Igreja, outrora vista como Mãe e Mestra, precisa ser entendida como Irmã e Discípula”, enfatizou a Irmã Liliana. As reflexões nos grupos de trabalho seguiram a partir das provocações feitas pelos mediadores, bem como à luz da espiritualidade mariana nos momentos de oração conduzidos pela Província Star of the Sea.
3º Dia – 10 de abril
Hoje, mergulhamos mais um pouco na dinâmica da Assembleia. Tivemos a mediação do Pe. Jesuíta Luis Arancibia, que falou sobre as riquezas e desafios do mundo de hoje para a missão Marista, mobilizando-nos para afinar nosso olhar a fim de identificar as realidades emergentes que afetam a vida das crianças, adolescentes e jovens. Nos grupos de trabalho, retomamos esses pontos, em consonância com as contribuições das Províncias sobre os desafios que prejudicam as vidas destes interlocutores na atualidade. No final do dia, rezamos uma oração mariana contemplativa inspirada em Santo Inácio de Loyola.
4º Dia – 11 de abril
Neste dia, ouvimos o Ir. Jorge Gaio, ecônomo geral, e o Ir. Ben Consigli, que falaram sobre visibilidade, vitalidade e sustentabilidade da missão. As mediações ajudaram a Assembleia a olhar a missão a partir de algumas óticas, uma delas diz respeito à nossa capacidade de identificar os desafios para a sustentabilidade da missão a partir de nossas frentes de atuação, bem como à necessidade de educar-nos para gerar valor e interdependência. Os trabalhos nos grupos tiveram a finalidade de elencar as prioridades a partir das situações emergentes que afetam diretamente a vida das crianças, adolescentes e jovens. Finalizamos o dia entregando como oferta, na missa, orações de gratidão pelos avanços que o Instituto teve nos últimos anos.
Dia 5 – 12 de abril
Estamos nos encaminhando para o final de nossa III Assembleia Internacional da Missão Marista e os ecos começam a ser anunciados. Iniciamos o dia rezando a partir da chamada institucional, a qual nos convida a construirmos uma família Carismática Global.
O assessor metodológico, Marcelo Cordeiro, ajudou a assembleia a fazer memória do percurso feito e explicou os passos que ainda daremos até o final. Nos lembra, da importância desse momento para o Instituto, com base em nossas Constituições e Estatuto. Depois de olharmos para realidade e elencarmos as prioridades, hoje nossa energia, memória e coração foram concentrados a escrever sobre nossos sonhos e suscitar as diretrizes e estratégias que ajudaram a dar corpo e vida as prioridades.
Continuamos em sintonia e confiantes de que o Espírito Santo, de Deus bondade e ternura, está agindo em nosso Instituto.
Dia 6 – 13 de abril
Iniciamos o dia rezando a partir de uma mobilização que nos fez refletir sobre o que fazemos bem? No que somos bons? Em seguida fomos convidados, como maristas de Champagnat, a sermos bons em fazer o bem, em sermos fraternos, entre outros aspectos podem iluminar o mundo.
O dia foi dedicado ao refinamento das diretrizes e estratégias que foram propostas pelas mesas de trabalho, no dia de ontem. Neste sentido, algumas perguntas foram provocadas pela assembleia a fim de ajudar-nos na síntese e escolha dos principais elementos que estão compondo essas categorias: O que de fato é novidade? O que ajuda a missão a seguir cuidando e transformando vidas?
À tarde, os secretários trabalharam na sistematização das contribuições e a comissão preparatória na construção de uma Carta Mensagem, a qual deverá inspirar e animar os maristas no compromisso para com as prioridades que estão emergindo da III AIMM. Esta carta mensagem, bem como a sistematização das diretrizes e estratégias serão apresentadas no último dia de assembleia para deliberação.
Esse conteúdo seguirá em atualização até o dia 14/4, data de encerramento da Assembleia Internacional da Missão Marista.





