Representantes da Rede Marista participam do Simpósio Mariológico Vocacional Marista

​​Durante os dias 25 a 29 de junho, Irmãos Maristas, Leigos/as, colaboradores/as e convidados/as estiveram reunidos no Centro Cultural Missionário, em Brasília/DF para participarem do Simpósio Mariológico Vocacional Marista. O evento teve como tema Vocação Marista: serviço e profecia, e lema: Boa Mãe, essa obra é tua.

Mais de 20 representantes de diferentes frentes de atuação da Rede Marista participaram do evento, que reuniu mais de 80 pessoas, e teve como objetivo principal favorecer, aos Maristas de Champagnat, a redescoberta da paixão original, tendo em Maria, a Boa Mãe, inspiração para a vivência da vocação profética e servidora.

Os participantes foram motivados a pensar a Vocação, esse chamado de Deus que é amplo e para todos, considerando as diferentes opções de vida – ser pai ou mãe, leigo consagrado, sacerdote, religioso ou religiosa. O encontro trouxe a figura de Maria como tema central a partir dos eixos bíblico, eclesial e institucional e contou com uma vasta programação.

Na abertura, Ir. José de Assis Elias de Brito, Provincial e Presidente da Província Marista Brasil Centro-Norte, representando o Conselho Superior da UMBRASIL, acolheu os participantes e ressaltou a importância do evento, “esse encontro é uma grande oportunidade, precisamos nos aproximar à Mãe de Deus, é momento de redescobrir essa paixão original, potencializando nossa animação vocacional, esse é o nosso grande compromisso”.

O primeiro momento do Simpósio foi uma aula inaugural, com o tema Vocação Marista: Serviço e Profecia, proferida pelo professor mestre Vinicíus Paiva, que instigou os participantes a pensarem o que Champagnat faria hoje no século XXI.

No segundo dia, a Irmã Elisabeth Mendes, falou sobre a figura de Maria como serva do Senhor e reforçou: “ela é inteira em sua doação amorosa. Ela se abre à Palavra sem hesitações e com uma exultação imensa no coração. Maria é inspiração!”. Já o Ir. Marcelo Barros, apresentou a palestra Pro-vocações: profetas e profetizas de hoje, e falou sobre a urgência da Igreja deixar de ser religião ritual e se transformar em comunidade de fé que viva e testemunhe a espiritualidade ético-profética de Jesus.

No terceiro dia, o Dr. Pe. Marcial Maçanero, falou sobre Maria-mulher, Mãe de Deus e da Igreja, em sua fala nos desafiou a passarmos da fé em Maria, à fé de Maria. Concluindo o dia com o tema Vocação para a Igreja no mundo, a Irmã Maristela Ganassini refletiu sobre a importância de olhar para o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança. E destacou a importância do atual momento, “toda pastoral é vocacional, toda formação é vocacional e toda espiritualidade é vocacional”, enfatizou.

No último dia, Irmão Ivo Strobino apresentou aos participantes diversas figuras de Maria e como elas influenciaram a Espiritualidade de Marcelino Champagnat, uma excelente oportunidade para compreender a inspiração e o impacto de Maria na concepção do Instituto Marista. Para finalizar o simpósio, Ângelo Ricordi, falou sobre o Perfil Mariano da Igreja: Uma Vocação Específica dos Maristas de Champagnat, a partir da inspiração histórica, com as origens maristas, sua base teológica e direcionando Maria, como símbolo de renovação.

A programação contou ainda com momentos de oração, dinâmicas, apresentações culturais e uma visita ao Santuário Mãe Rainha de Schoenstatt. Ao longo dos quatro dias de evento, os participantes fizeram uma imersão na temática, partilharam vivências, aprofundaram aspectos históricos institucionais, possibilitando maior conexão com a missão marista e fomentando a animação vocacional.​​

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar