Iniciou-se nesta segunda-feira, 8/4, a III Assembleia Internacional da Missão Marista. Com o tema Somos Família Global, o evento reúne Irmãos, colaboradores e leigos de todo o mundo marista. “É uma importante Assembleia para compartilhar e refletir sobre a Missão Marista em nossos dias e com o desejo de ter uma visão de futuro”, enfatiza o Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral.
O encontro terá 122 participantes, incluindo o Conselho Geral, membros da Administração Geral, representantes da família marista, representantes das redes maristas e delegados das Unidades Administrativas, além de membros da comissão preparatória, tradutores e equipe de serviço. A Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) está representada na Assembleia com a participação dos Irmãos José Bittencourt, Nilvo Luiz Favretto e Marcelo Bonhemberger, e dos colaboradores Leia Raquel de Almeida, João Fett e Marcelo Cordeiro. Eles atuam como delegados, representantes de redes maristas e integrantes da comissão preparatória da Assembleia.
Acompanhe no site do Instituto a cobertura completa do evento
Programação
O primeiro dia de trabalho será de acolhida, com a apresentação da semana, dinâmicas de integração, levantamento das expectativas e palavras do Ir. Abel Muñoz, Provincial de Ibérica, e dos Ir. Ernesto, Superior Geral, e Luis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral.
O segundo dia terá como palavra-chave o verbo descobrir, e os participantes se debruçarão sobre os contextos do Instituto e da Igreja, acompanhados por intervenções do Ir. Ernesto e da Irmã Liliana Franco, presidente da CLAR, tratando de sinodalidade, vida religiosa e profecia.
Também na quarta-feira, terceiro dia, será marcado pela ‘descoberta’, sublinhando nesse dia o contexto social e as realidades emergentes. O Pe. Luis Arancibia ajudará os participantes a descobrirem as riquezas e desafios do mundo atual para a Missão Marista.
O verbo sonhar marcará o quarto dia da Assembleia e será um exercício para revelar os desafios e necessidades prioritárias para a Missão Marista. Os Irmãos Ben Consigli, conselheiro geral, e Jorge Gaio, Ecônomo Geral, motivarão a reflexão sobre a vitalidade e viabilidade que permitem a sustentabilidade da Missão no Instituto.
Na sexta-feira, os participantes começarão a projetar o futuro marista, propondo diretrizes para a missão. Uma pergunta acompanhará essa jornada de trabalho: O que sonhamos?
No sábado, penúltimo dia da Assembleia, será o momento de pensar na redação da mensagem da Assembleia, centrada em estratégias e recomendações de linhas de ação para o avanço dos sonhos como instituto. A Assembleia terminará com o envio, no domingo, 14 de abril. Nesse dia, será apresentada a mensagem e o grupo, por regiões, estudará a melhor maneira para disseminar os resultados da Assembleia.
Será também o momento para o lançamento da nova edição do documento do Instituto sobre a missão: Nos Passos de Marcelino Champagnat: Missão Educativa Marista.
(Fonte: Champagnat.org)
Rezar nossos sonhos
Para a dinâmica de trabalho da Assembleia, a Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) descreveu três sonhos para o Instituto Marista, que foram elaborados a partir dos momentos de escuta realizados com nossas frentes de missão. Estando em sintonia com o evento, preparamos três orações com as temáticas dos sonhos desenvolvidos pela Província, que podem ser vivenciadas nos momentos de reuniões de equipe. Acesse os roteiros aqui.





