Com o compromisso de oferecer um processo formativo marista para lideranças do território amazônico, a Formação Marista na Região Amazônica teve início no último sábado, dia 5 de abril. Mais de 80 pessoas se inscreveram na iniciativa, cujos encontros serão realizados, neste ano, em formato online.
Lideranças das comunidades eclesiais de base, colaboradores/as maristas, Leigos/as do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), Irmãos e voluntários/as estão entre os/as participantes da Formação, promovida pelas Áreas de Identidade, Missão e Vocação (IMV) e Solidariedade da Rede Marista e por referências da Região Amazônica. A Formação integra o projeto Querida Amazônia: horizontes maristas de missão e presença, que visa potencializar a presença e a atuação marista no território.
Em vista do fortalecimento da missão e do seguimento de Jesus de Nazaré nas comunidades da Amazônia, o curso será realizado em três fases, compreendendo cinco encontros no total. Todos/as os/as participantes receberam um Diário de Bordo, que indica o caminho a ser percorrido durante o curso.
Para o Ir. Danilo Bezerra, coordenador da Formação Marista na Região Amazônica, a iniciativa contribui com a missão marista no território, sendo apoio na promoção e defesa da vida em todas as suas formas. “Tenho certeza que as propostas de estudos, partilhas de saberes e momentos de cultivo da espiritualidade, com base no modo de ser e agir marista, serão bastante relevantes na jornada pessoal de desenvolvimento de cada participante, auxiliando na missão conjunta de construção de uma sociedade mais justa, fraterna e cristã”, destacou o Irmão Marista.
Metodologia
A metodologia proposta pelo grupo de trabalho que estruturou a Formação é teórico-vivencial, garantindo espaços de escuta das diferentes realidades e proporcionando a partilha de experiências. O curso também prevê a sistematização do conhecimento de diferentes formas e expressões, possibilitando a construção de projetos locais.
O tema central que guia os estudos da primeira fase é Instituto Marista – Todas as Dioceses do mundo estão em nossos planos (São Marcelino Champagnat). Na primeira aula, os/as participantes dialogaram sobre as origens maristas, o contexto da época, o carisma.
O próximo encontro está previsto para ocorrer em junho. O ciclo formativo será encerrado no primeiro semestre de 2026, em formato presencial, com encontros por regiões.





