No dia 2 de agosto, a Rede Marista celebra 125 anos de presença marista no Sul do Brasil, trajetória que começou em uma pequena escola paroquial em Bom Princípio, no Vale do Caí, no ano de 1900. Desde então, a obra espalhou-se por diversas localidades do Rio Grande do Sul e do País, em frentes de atuação como colégios, unidades sociais, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o Hospital São Lucas. Para celebrar e compartilhar essa história, a instituição inaugura, neste sábado, o Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM), no local de início da missão no Sul.
O evento celebrativo deve reunir cerca de 400 pessoas, entre Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as Maristas, além de autoridades. Para além da inauguração do CEMM, estão previstos momentos de resgate histórico, homenagens e uma Celebração Eucarística, que será transmitida pelo YouTube para que toda a população possa participar.
Inauguração do CEMM
A criação do Centro de Espiritualidade e Memória Marista está relacionada ao movimento de valorização do patrimônio histórico e espiritual marista. Tem como intuito ser um espaço de referência sobre a identidade carismática e a trajetória da instituição.
O CEMM conta com um Memorial, uma Biblioteca especializada e, desde 2023, um ambiente digital. Agora, terá um espaço físico novo, com mais recursos associados à memória marista e aberto ao público, em Bom Princípio.
Convite para Celebração Eucarística
Também no 2 de agosto, às 10h30, será realizada uma Celebração Eucarística, transmitida pelo canal da Rede Marista no YouTube, neste link. A instituição convida toda a comunidade a acessar o link e acompanhar o momento de espiritualidade.
História marista no Sul
Há 125 anos, a missão ao Sul do País foi iniciada, atendendo ao desejo da população local de qualificar a educação. A comitiva criada para a missão foi formada pelos Irmãos Maristas Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici, da Província Marista de Beaucamps, na França.
Após atravessarem o Atlântico, chegando a Rio Grande, e percorrem as cidades de Porto Alegre e São Sebastião do Caí, o trio pioneiro chegou, em 2 de agosto de 1900, a Bom Princípio, local de início da missão.
A primeira aula ocorreu duas semanas após sua chegada, em uma pequena escola paroquial, na Igreja Matriz do município. Três anos depois, em 4 de fevereiro de 1903, foi inaugurado o primeiro espaço de ensino próprio, o Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Com o reconhecimento do trabalho e sua consequente ampliação, a Instituição contribuiu e segue contribuindo para o desenvolvimento das localidades de missão, apoiando ou liderando iniciativas de natureza social, religiosa, cultural e econômica.
Hoje, mais de 10 mil pessoas, entre Irmãos, Leigos/as, colaboradores/as e voluntários/as, promovem a educação, a evangelização e a proteção da vida, em espaços como colégios privados, centros e escolas sociais, universidade, hospital e diversas outras obras maristas.