No dia 2 de agosto, a Rede Marista/Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA) celebrou 125 anos de presença marista no Sul do Brasil, marcando o caminho comemorativo iniciado no ano anterior. Centenas de pessoas de todas as frentes de missão maristas estiveram reunidas em Bom Princípio, no Vale do Caí, cidade em que iniciou a missão na Região, para comemoração em sintonia. O evento contou com diversos momentos marcantes, como a inauguração do Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM), dedicado à história marista, ao cultivo do carisma e a formações.
A trajetória marista no Sul começou com a chegada dos Irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici a Bom Princípio, iniciando a obra de amor a solidariedade por meio da educação, da evangelização e da proteção da vida, seguida hoje por milhares de maristas na Província. Na celebração de 125 anos, o Ir. Deivis Fischer, Provincial da PMBSA e Presidente da Rede Marista, recordou parte dessa história e destacou a importância do trabalho realizado pelos primeiros Irmãos e por todos aqueles que dão continuidade ao legado.
“Quem veio antes permanece vivo nos continuadores da missão, nos gestos repetidos, nas histórias contadas e na memória cultivada e comunicada. Honrar essas trajetórias é seguir adiante com o mesmo espírito de cuidado, fé e compromisso”, declarou o Provincial.
Inauguração do Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM)
Um dos momentos mais aguardados do evento foi o de inauguração do Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM), no prédio revitalizado do antigo Juvenato Sagrado Corção de Jesus. O CEMM é um espaço de referência sobre a identidade carismática marista e a trajetória da PMBSA, estado agora aberto ao público para visitações.
No momento de inauguração, Ir. Odilmar Fachi, Vice-Provincal da PMBSA e Vice-Presidente da Rede Marista, destacou a importância do espaço: “Em 2015, ele foi criado, com o propósito de promover iniciativas relacionadas à valorização da memória institucional, ao desenvolvimento de pesquisa, à formação e vivências inspiradas no carisma de Champagnat. Agora, o CEMM inaugura seu espaço físico, que acolherá pesquisadores, religiosos, Leigos, crianças, adolescentes e jovens interessados em aprofundar o conhecimento sobre a espiritualidade, o patrimônio, a identidade e a trajetória institucional”.
Entre os novos espaços do CEMM, está o Memorial, que conta com uma exposição permanente com obras, objetos históricos e conteúdos físicos e digitais relacionados às diferentes fases da trajetória histórica marista. Na área educativa, na qual a Rede Marista teve grande contribuição para o desenvolvimento no Estado, a exposição possibilitará ao expectador uma “viagem” por diferentes décadas. O visitante poderá conferir inciativas maristas pioneiras relacionadas ao ensino agrícola, à educação básica, à formação profissionalizante e ao ensino superior, assim como o atendimento prioritário às classes menos favorecidas.
Para a museóloga da Rede Marista, Gabriela Figurelli Carmo, no contexto educativo, o CEMM contribui para a valorização do ensino e o entendimento das transformações no cenário regional. “São particularidades como o olhar atento e estratégico dos Irmãos Maristas de fortalecer a educação no interior do Estado, onde não havia um ensino regular, qualificando e expandindo as possibilidades de formação. Esse espaço de memória nos ajuda a contar essa história para, além de valorizá-la, possibilitar a compreensão desse passado”, explicou a museóloga.
Durante a solenidade, os convidados também puderam conhecer a réplica da casa em que residiram os primeiros Irmãos Maristas quando chegaram a Bom Princípio. A residência encontra-se na área externa do prédio do CEMM, estando também disponível para visitações. Todas as informações sobre as visitas, como contato para agendamento e endereço, podem ser conferidas diretamente no site: legadomarista.org.br/contato.
Além da inauguração do Centro, também foi realizada outra iniciativa relacionada ao fortalecimento da história marista: o lançamento do livro Identidade e Memória Marista dos Espaços de Missão da Província Marista Brasil Sul Amazônia. Produzida em formato físico e digital, a obra traz informações sobre os santos, padroeiros e lugares que dão nome às diversas unidades da Província.
O foco da publicação está no reconhecimento da origem e do significado dos nomes, além de resgatar seus motivos de escolha, oportunizando o conhecimento da história e o fortalecimento da memória. A obra está disponível para download neste link.
Celebração Eucarística
Após a solenidade de inauguração do Centro, foi realizada a Celebração Eucarística em comemoração aos 125 anos de presença marista no Sul, que ocorreu na Igreja Matriz de Bom Princípio. A missa foi transmitida para toda a população pelo canal da Rede Marista no YouTube.
Em um dos momentos emocionantes, os Irmãos Maristas dirigiram-se próximo ao altar para renovar sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus, entoando conjuntamente o canto Coração Santo, Tu reinarás. A fé no símbolo sagrado está diretamente ligada à chegada e à atuação marista no Sul, como destacou Irmão Deivis Fischer, na ocasião:
“Antes de sair da França, os Irmãos consagraram sua missão ao Sagrado Coração de Jesus e a Maria, nossa Boa Mãe, aquela que tudo fez entre nós, como costumeiramente dizia Champagnat. A Província é um milagre do Sagrado Coração de Jesus! Que celebrar estes 125 anos seja motivo para render graças ao Senhor por sua bondade que nos acompanha e para reafirmar nosso compromisso diante da vocação, vida em missão, de levar adiante o carisma que o Espírito Santo nos legou por meio de São Marcelino e dos Irmãos, Leigos e Leigas que nos precederam e ajudaram para chegarmos até aqui.”
Ao final da missa, ocorreu o ato de descerramento da placa de “primeira aula”, que presta homenagem ao início da trajetória educativa marista no Sul. Na mesma igreja em que ocorreu a Celebração Eucarística, funcionou a escola paroquial onde os Irmãos lecionaram pela primeira vez na Região.

Eventos culturais
O evento celebrativo também contou com participações culturais, protagonizadas por aqueles que dão sentido à atuação marista: estudantes e educandos. Logo no início do encontro, os convidados foram recepcionados com música, tocada pela banda da Escola Social Marista Santa Marta, de Santa Marista (RS). Após a Celebração Eucarística, foi a vez da Orquestra Rosariense, conjunto instrumental do Colégio Marista Rosário, da Capital Gaúcha, animar os presentes com execuções de canções clássicas e atuais.
Ao longo da tarde, ocorreu a apresentação dos educandos do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar). Em um primeiro momento, um grupo de educandos representou teatralmente a cena de chegada dos primeiros Irmãos Marista ao Sul, emocionando o público. Ao final do evento, a Oficina de Percussão da unidade realizou uma apresentação musical, encerrando o dia celebrativo com o espírito marista e deixando ecos na memória.