No dia 27 de janeiro, os membros da Rede Global de Juventudes Maristas se reuniram para a primeira reunião do ano. O encontro marcou a retomada da caminhada feita em 2025 e a acolhida do representante da região da Oceania, Justin Golding, recebido com alegria pelo grupo.
Encontro reforça compromissos e horizonte da Rede
Durante a reunião, os membros revisitaram o horizonte da Rede, reafirmando o compromisso de fortalecer vínculos, favorecer o protagonismo juvenil e cuidar para que a identidade marista seja vivida como experiência de pertença, missão e comunhão global. Para isso o grupo deu continuidade nas organizações do Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) que irá acontecer em 2027, ano que também será celebrada a Jornada Mundial da Juventude, em Seul, na Coréia do Sul.
Comunicação da Rede Global de Juventudes
Outro ponto abordado foi o fortalecimento da comunicação da Rede. Atualmente, os canais oficiais (Instagram, Facebook e LinkedIn) estão em fase de construção e lapidação, com previsão de lançamento em breve. De acordo com Laura Ferraz, especialista em juventude na Província Marista Brasil Centro-Sul, “a iniciativa busca ampliar a circulação de informações, dar visibilidade às ações desenvolvidas e favorecer a articulação entre as juventudes maristas em diferentes regiões do mundo”, afirma.
Caminho construído
A retomada das atividades encontra raízes no percurso construído ao longo de 2025. Laura explica que na última reunião do ano anterior, realizada em novembro, a Rede viveu um tempo de avaliação, memória e discernimento, reconhecendo os passos dados e reafirmando os eixos que orientam sua atuação.
Rede projeta próximos passos
Com o olhar voltado para o futuro, a Rede Global de Juventudes Maristas reafirma seu chamado a ser espaço de comunhão, participação e esperança, fortalecendo o encontro entre as juventudes como verdadeira família global.





