De 20 a 22 de maio, foi realizado em Santiago, no Chile, o Encontro Anual da Rede de Laicato da Região América Sul. O objetivo do evento foi refletir sobre os caminhos do laicato na Região, bem como elaborar uma proposta de vivência da vocação laical marista entre os jovens e articular iniciativas que fortaleçam o despertar e o acompanhamento vocacional, inspirados no Fórum Internacional.
No primeiro dia, Rossana Avendaño, coordenadora da Rede de Laicato e representante da Província anfitriã, Santa María de los Andes, deu as boas-vindas aos participantes e, logo após, Cecilia Crevola, analista de projetos da Região, apresentou o caminho e a projeção da América Sul, enfatizando o processo de reconfiguração. Posteriormente, o trabalho se concentrou na apresentação do documento final do Fórum Internacional da Vocação Marista Laical.
No mesmo dia, à tarde, buscou-se entender como se dá a participação das juventudes no laicato de cada Província, seguida por um espaço de trabalho individual para pensar novas propostas juvenis.
Na quarta-feira, dia 21, o grupo trabalhou pela manhã na definição das diretrizes principais para a elaboração de uma proposta vocacional, por meio da dinâmica de visualizar uma grande árvore da qual brota vida e das contribuições recebidas da Equipe Regional de Animação Vocacional. Durante a tarde, foi realizada uma visita à Vinícola Cousiño Macul, na Região Metropolitana de Santiago, permitindo que os integrantes da Rede conhecessem mais sobre as tradições chilenas.
O último dia, quinta-feira, começou com uma oração na Capela do Colégio Marista de Santiago, Instituto Alonso de Ercilla, seguida de uma visita guiada pelas instalações da instituição, permitindo aos participantes conhecerem melhor o contexto vocacional no qual se desenvolvem os estudantes locais. O restante do dia teve como proposta central a elaboração do Plano de Animação Vocacional do Laicato Marista, finalizando com um espaço de síntese e uma visita ao Centro Histórico de Santiago.
A Província Marista Brasil Sul-Amazônia esteve representada por Edson Schirmer e Vitória Busato, da Área de Identidade, Missão e Vocação (IMV). Na oportunidade, a representante destacou: “O trabalho em sinergia, em rede, o contato e a integração entre as Províncias, no que diz respeito ao laicato marista, tem muito significado. É algo que está presente na Igreja, no que é ser e fazer Igreja e acontece de forma integral em nossos espaços de atuação Maristas”.
A coordenadora da Rede de Laicato, Rossana Avendaño, destacou que o encontro concretiza o caminho iniciado em 2023 com a Rede, materializando ações e um plano de trabalho: “Tem sido uma oportunidade para compartilhar experiências, para realizar algumas iniciativas a partir da vocação marista laical, o que tem sido significativo. Também confirma alguns sinais do que implica a vocação marista laical, como, por exemplo, que o Carisma Marista está vigente, está presente, que somos vários os Leigos e Leigas que queremos compartilhar esse estilo de vida com outros Leigos e, para isso, gerar instâncias e experiências. Cada uma das Províncias tem uma linda vida marista que queremos colocar à disposição para nos articularmos e formarmos uma rede que ofereça à Região diferentes instâncias a partir do Carisma Marista”, afirmou.
Participaram do Encontro: Edson Schirmer e Vitória Busato, da Província Marista Brasil Sul-Amazônia; Natália Campos, da Brasil Centro-Norte; Josmari Pauzer, da Brasil Centro-Sul; Ricardo Palomar, da Cruz del Sur; Rossana Avendaño e Rosario Allendes, da Santa María de los Andes; além de Cecilia Crévola, analista de projetos da Região América Sul.
Com informações da Província Marista Santa María de los Andes.





