Rede de Laicato da Região América Sul promove sinergias em encontro no Chile

De 20 a 22 de maio, foi realizado em Santiago, no Chile, o Encontro Anual da Rede de Laicato da Região América Sul. O objetivo do evento foi refletir sobre os caminhos do laicato na Região, bem como elaborar uma proposta de vivência da vocação laical marista entre os jovens e articular iniciativas que fortaleçam o despertar e o acompanhamento vocacional, inspirados no Fórum Internacional.

No primeiro dia, Rossana Avendaño, coordenadora da Rede de Laicato e representante da Província anfitriã, Santa María de los Andes, deu as boas-vindas aos participantes e, logo após, Cecilia Crevola, analista de projetos da Região, apresentou o caminho e a projeção da América Sul, enfatizando o processo de reconfiguração. Posteriormente, o trabalho se concentrou na apresentação do documento final do Fórum Internacional da Vocação Marista Laical.

No mesmo dia, à tarde, buscou-se entender como se dá a participação das juventudes no laicato de cada Província, seguida por um espaço de trabalho individual para pensar novas propostas juvenis.

Na quarta-feira, dia 21, o grupo trabalhou pela manhã na definição das diretrizes principais para a elaboração de uma proposta vocacional, por meio da dinâmica de visualizar uma grande árvore da qual brota vida e das contribuições recebidas da Equipe Regional de Animação Vocacional. Durante a tarde, foi realizada uma visita à Vinícola Cousiño Macul, na Região Metropolitana de Santiago, permitindo que os integrantes da Rede conhecessem mais sobre as tradições chilenas.

O último dia, quinta-feira, começou com uma oração na Capela do Colégio Marista de Santiago, Instituto Alonso de Ercilla, seguida de uma visita guiada pelas instalações da instituição, permitindo aos participantes conhecerem melhor o contexto vocacional no qual se desenvolvem os estudantes locais. O restante do dia teve como proposta central a elaboração do Plano de Animação Vocacional do Laicato Marista, finalizando com um espaço de síntese e uma visita ao Centro Histórico de Santiago.

A Província Marista Brasil Sul-Amazônia esteve representada por Edson Schirmer e Vitória Busato, da Área de Identidade, Missão e Vocação (IMV). Na oportunidade, a representante destacou: “O trabalho em sinergia, em rede, o contato e a integração entre as Províncias, no que diz respeito ao laicato marista, tem muito significado. É algo que está presente na Igreja, no que é ser e fazer Igreja e acontece de forma integral em nossos espaços de atuação Maristas”.

A coordenadora da Rede de Laicato, Rossana Avendaño, destacou que o encontro concretiza o caminho iniciado em 2023 com a Rede, materializando ações e um plano de trabalho: “Tem sido uma oportunidade para compartilhar experiências, para realizar algumas iniciativas a partir da vocação marista laical, o que tem sido significativo. Também confirma alguns sinais do que implica a vocação marista laical, como, por exemplo, que o Carisma Marista está vigente, está presente, que somos vários os Leigos e Leigas que queremos compartilhar esse estilo de vida com outros Leigos e, para isso, gerar instâncias e experiências. Cada uma das Províncias tem uma linda vida marista que queremos colocar à disposição para nos articularmos e formarmos uma rede que ofereça à Região diferentes instâncias a partir do Carisma Marista”, afirmou.

Participaram do Encontro: Edson Schirmer e Vitória Busato, da Província Marista Brasil Sul-Amazônia; Natália Campos, da Brasil Centro-Norte; Josmari Pauzer, da Brasil Centro-Sul; Ricardo Palomar, da Cruz del Sur; Rossana Avendaño e Rosario Allendes, da Santa María de los Andes; além de Cecilia Crévola, analista de projetos da Região América Sul.


Com informações da Província Marista Santa María de los Andes.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar