Quem somos
Ao fundar o Instituto Marista em 1817, São Marcelino Champagnat deu início à missão de colaborar na construção de um mundo mais humano por meio da educação e da evangelização.
A Rede Marista, instituição filantrópica e sem fins lucrativos, é fruto dessa história e dá continuidade a um legado bicentenário graças à dedicação de mais de 10 mil pessoas.
São Irmãos Maristas e profissionais de diferentes especialidades que diariamente promovem a vida nas áreas da educação, social, saúde e na Amazônia.
Propósito e valores
Evangelizamos pela educação: promovemos a vida.

Amor ao trabalho
Buscamos trabalhar com vitalidade e dedicação de quem serve porque ama e se identifica com os princípios, com as causas e com a identidade institucional. Compreendemos o trabalho na perspectiva do serviço e como meio de contribuir para a concretização e perpetuidade da missão.

Audácia
Somos empreendedores, agimos com coragem e responsabilidade, atentos ao contexto no qual estamos inseridos e discernimos com ousadia as decisões que tomamos em prol da nossa missão. Exploramos possibilidades que a realidade nos apresenta, com inovação, para contribuir na promoção da vida.

Espírito de Família
Vivenciamos o espírito de família, proporcionando um ambiente de aconchego e proximidade. Acolhemos a pluralidade e a diversidade, aceitando-nos diferentes e complementares e colocando os interesses comuns acima dos pessoais.

Espiritualidade
A espiritualidade marista é mariana e apostólica. Ela é a força propulsora que dá sentido e harmonia às nossas vidas, ilumina a nossa compreensão do mundo e orienta o nosso relacionamento com Deus, conosco, com as pessoas e com a natureza. Procuramos viver de acordo com o Evangelho, no seguimento a Jesus, tendo Maria e Champagnat como inspiradores do nosso jeito de ser e agir.

Presença
Somos presença significativa, acolhedora, atenta e disponível na relação com as pessoas nos diversos espaços. Educamos pelo exemplo, pela abertura, reciprocidade, compromisso, cultivando uma relação de confiança, respeito e cuidado.

Simplicidade
Adotamos um estilo de vida simples em nível pessoal e institucional. Procuramos ser autênticos e humildes, reconhecendo nossas potencialidades e limitações. Tratamos a todos com respeito, suscitando o que há de melhor em seus corações.

Solidariedade
Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos. Atuamos, preferencialmente, a serviço dos pobres e excluídos que vivem em situações de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz e da justiça sendo sinal de esperança no mundo.
Sobre a Rede Marista
Manifesto
Somos uma instituição confessional católica que acredita na educação evangelizadora como caminho privilegiado para a promoção da vida, formando pessoas comprometidas e solidárias, na construção de uma sociedade justa e fraterna.
Somos Irmãos Maristas, Leigos/as e profissionais das mais diversas áreas, que atuam em Rede e se dedicam à educação básica, ao ensino superior, à saúde e à atuação social, pastoral e missionária. Promovemos e defendemos os direitos humanos, em especial os das crianças, adolescentes e jovens.
Ousamos um mundo humano e digno para todos e todas, com escuta atenta aos sinais dos tempos e cuidado com a Casa Comum. Existimos pelas pessoas, na construção do Reino de Deus, e estamos conectados à missão global marista. Somos presença significativa onde quer que estejamos. Evangelizamos pela educação: promovemos a vida. Somos a Rede Marista.

História e fundador

A história do Instituto Marista começa a partir do nascimento do fundador, São Marcelino Champagnat, em 20 de maio de 1789, no vilarejo de Marlhes, na França. A infância do fundador em uma região rural e sua própria experiência de fé moldaram sua visão de vida, levando-o a se dedicar ao cuidado e à educação das crianças e jovens, especialmente os mais pobres e carentes de orientação espiritual.
Após a ordenação sacerdotal, em 23 de julho de 1816, no santuário de Fourvière, em Lyon, Champagnat e um grupo de jovens sacerdotes fizeram a promessa de fundar a Sociedade de Maria, um grupo dedicado à missão mariana de servir a Deus com simplicidade e humildade. Em 2 de janeiro de 1817, Marcelino Champagnat deu o primeiro passo concreto na realização de seu sonho ao fundar o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria. Ele reuniu em La Valla os primeiros jovens, iniciando a missão de ensinar e evangelizar crianças e adolescentes, especialmente nas áreas rurais e empobrecidas da França.
Em 6 de junho de 1840, Champagnat falece. Embora sua morte tenha sido um momento de tristeza, o compromisso dos Irmãos formados por ele foi renovado. Na França, sob condições adversas, impulsionadas por políticas anticlericais no país europeu e pela necessidade de proteger os Irmãos, uma série de missões internacionais foram estabelecidas na América do Norte, África, Oceania e América do Sul. É nesse contexto que os Irmãos Maristas são enviados ao Brasil e chegam ao Rio de Janeiro em 1897. A atuação marista se expande no país. Em 2 de agosto de 1900, chegam a Bom Princípio, no Rio Grande do Sul, o três primeiros Irmãos Maristas que deram início a missão no Sul do Brasil.
A partir de 1990, o Instituto começa a enfrentar um declínio no número de Irmãos e a necessidade de adaptar-se às novas realidades sociais e eclesiais impulsiona uma reconfiguração das unidades administrativas ao redor do mundo. A reestruturação no Brasil foi planejada para unir várias províncias em três novas unidades, visando assegurar a continuidade da missão marista com mais eficácia e sustentabilidade. Dentre elas, ocorreu a unificação da Província Marista do Rio Grande do Sul com o Distrito Marista da Amazônia, e em 2015 é fundada a Província Marista Brasil Sul-Amazônia.
2/8/1900
Chegada dos primeiros Irmãos em Bom Princípio (RS). Início da missão marista no Sul do Brasil
1963
Província Marista de Porto Alegre
1963
Província Marista de Caxias do Sul
1964
Província Marista de Santa Maria
1981
Província Marista de Porto Alegre (unificação da Província de Porto Alegre com a de Caxias do Sul)
2002
Província Marista do Rio Grande do Sul (unificação da Província de Porto Alegre com a de Santa Maria)
2002
Criação do Distrito Marista da Amazônia
8/12/2015
Fundação da Província Marista Brasil Sul-Amazônia
Presença Marista
Conheça os nossos números
Estamos organizados regionalmente nos estados do Sul, Norte e Centro-Oeste brasileiros.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Hospital São Lucas da PUCRS
Atuação na Região Amazônica
+ de 35
Fraternidades e grupos de Laicato
Governo Provincial

Provincial / Presidente
Ir. Odilmar José Civa Fachi

Vice-Provincial / Vice-Presidente
Ir. Romidio Siveris
Conselheiros Provinciais/Conselheiros Administrativos

Ir. Diego Lunkes

Ir. Evilázio Francisco Borges Teixeira

Ir. José Carlos Bittencourt

Ir. Marcelo Bonhemberger





