Com o objetivo responder às etapas iniciais de desastres naturais e emergências humanitárias de maneira rápida e eficaz, o Instituto Marista criou o Fundo da Família Marista Global para Emergências Humanitárias. O projeto Café Fraterno, realizado na cidade de Pacaraima (RR), fronteira entre Brasil e Venezuela, foi beneficiado com uma doação de 15.000,00 € desse fundo destinado para a compra de alimentos, utensílios de cozinha e materiais de higiene e limpeza.
Pacaraima recebe diariamente a cerca de 11 mil migrantes, sendo que desse total, quase 20% são de crianças e adolescentes. Esses números são levantados por órgão públicos do Brasil e consolidados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). O acolhimento dessas pessoas é, majoritariamente, realizado por entidades da sociedade civil, em especial as igrejas, que realizam um importante trabalho humanitário.
Neste cenário, surgiu em 2017 o projeto Café Fraterno organizado pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e coordenado pelo Padre Jesus Lopes Fernandez de Bobadilla. A iniciativa, que atende diariamente uma média de 600 a 1000 migrantes venezuelanos e indígenas Warao, visa combater a fome dando preferência para as crianças, adolescentes e idosos, seguido pelos jovens e adultos.
Com ajuda de voluntárias, venezuelanas migrantes, as ações iniciam às 3h30 com o processo de organização do café que é servido a partir das 5h para as pessoas em situação de rua. No Café Fraterno as pessoas podem consumir frutas, pão com manteiga e uma caneca de café com leite para as crianças. “Após o café todos fazem uso do banheiro coletivo para a higiene pessoal: escovam os dentes e lavam o rosto. Acredito que esse é um gesto muito importante para dar um passo para a dignidade de cada um, especialmente das crianças”, explica o Padre Jesus.
Atento a esse cenário e como forma de contribuir com as situações de fronteira, com foco nas crianças e adolescentes em contexto migratório e de grande vulnerabilidade, o Instituto Marista chancelou a relevância desse projeto e destinou a doação como forma de apoiar as ações sociais realizadas nessa região.





