Primeiro trimestre de 2023 do Projeto Entrelaça tem balanço positivo

​​​​Combater a evasão na escola pública é um dos pilares do Projeto Entrelaça. Com as ações estratégicas que foram realizadas ao longo do ano passado, o primeiro trimestre de 2023 traz boas notícias da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, de Viamão. Local onde ocorrem as atividades do Projeto Entrelaça, a Escola registrou o retorno de 34 estudantes do Ensino Médio que estavam com baixa frequência ou em situação de abandono escolar.

Nos últimos meses de 2022, a equipe do Projeto Entrelaça realizou diferentes ações com foco no retorno dos estudantes à Escola. Entre outubro e dezembro, foram realizadas 45 visitas domiciliares às famílias dos estudantes que não estavam mais indo às aulas, além de ligações telefônicas para as famílias e vivências dentro da escola.

“No ano passado, eu não estava conseguindo frequentar a escola porque eu trabalhava de noite e chegava sempre muito cansado. [O Projeto Entrelaça] foi muito importante nesse retorno, porque as pessoas vão perdendo o interesse no estudo. Ter alguém para nos procurar e nos resgatar é ótimo”, diz o estudante Thomas Jefferson de Oliveira Franco, 18 anos, do 2º ano do Ensino Médio. Ele também recebe o incentivo dentro de casa. “Se não fosse pela minha mãe, teria parado de estudar antes. Ela me ajuda muito!”.

Além do retorno de estudantes à Escola, o Projeto Entrelaça também colaborou com uma campanha de arrecadação de cadernos. Muitos estudantes relatavam não ter material escolar quando realizavam a matrícula. “Por esse motivo, a diretora da Escola, Adriana Costa, lançou a campanha, e nós entramos juntos”, relata Natane Hammarstron, cientista social do projeto.

Natane também reforça a parceria que o Entrelaça tem com o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista. “Estamos construindo coletivamente a pesquisa que trará dados sobre o abandono e a permanência escolar na região”.

  
  Carolina Carlet (à esq.) e Natane Hammarstron integram a equipe do projeto

Entre março e abril deste ano, a equipe do Projeto Entrelaça já realizou diversos momentos formativos com as turmas, com o objetivo de acolher, integrar e despertar o sentimento de pertença nos estudantes. Em maio, serão realizadas atividades em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) sobre a cultura da paz nas escolas.

O Projeto Entrelaça segue com atividade de acompanhamento escolar e visitas domiciliares durante todo o ano, além da assessoria à Direção da Escola e o desenvolvimento do projeto de pesquisa em parceria com o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista.

Sobre ​​​o E​​​ntrelaça

O Projeto Entrelaça é uma iniciativa da Rede de Solidariedade do Brasil Marista, coordenado pela União Marista do Brasil, envolvendo três municípios brasileiros, sendo que na região sul o município escolhido foi Viamão (RS), a partir de critérios sociodemográficos e socioeducacionais. O Projeto tem como objetivo qualificar a educação pública e fortalecer o sistema de garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Saiba mais informações no site do projeto.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar