Combater a evasão na escola pública é um dos pilares do Projeto Entrelaça. Com as ações estratégicas que foram realizadas ao longo do ano passado, o primeiro trimestre de 2023 traz boas notícias da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, de Viamão. Local onde ocorrem as atividades do Projeto Entrelaça, a Escola registrou o retorno de 34 estudantes do Ensino Médio que estavam com baixa frequência ou em situação de abandono escolar.
Nos últimos meses de 2022, a equipe do Projeto Entrelaça realizou diferentes ações com foco no retorno dos estudantes à Escola. Entre outubro e dezembro, foram realizadas 45 visitas domiciliares às famílias dos estudantes que não estavam mais indo às aulas, além de ligações telefônicas para as famílias e vivências dentro da escola.
“No ano passado, eu não estava conseguindo frequentar a escola porque eu trabalhava de noite e chegava sempre muito cansado. [O Projeto Entrelaça] foi muito importante nesse retorno, porque as pessoas vão perdendo o interesse no estudo. Ter alguém para nos procurar e nos resgatar é ótimo”, diz o estudante Thomas Jefferson de Oliveira Franco, 18 anos, do 2º ano do Ensino Médio. Ele também recebe o incentivo dentro de casa. “Se não fosse pela minha mãe, teria parado de estudar antes. Ela me ajuda muito!”.
Além do retorno de estudantes à Escola, o Projeto Entrelaça também colaborou com uma campanha de arrecadação de cadernos. Muitos estudantes relatavam não ter material escolar quando realizavam a matrícula. “Por esse motivo, a diretora da Escola, Adriana Costa, lançou a campanha, e nós entramos juntos”, relata Natane Hammarstron, cientista social do projeto.
Natane também reforça a parceria que o Entrelaça tem com o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista. “Estamos construindo coletivamente a pesquisa que trará dados sobre o abandono e a permanência escolar na região”.
Carolina Carlet (à esq.) e Natane Hammarstron integram a equipe do projeto
Entre março e abril deste ano, a equipe do Projeto Entrelaça já realizou diversos momentos formativos com as turmas, com o objetivo de acolher, integrar e despertar o sentimento de pertença nos estudantes. Em maio, serão realizadas atividades em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) sobre a cultura da paz nas escolas.
O Projeto Entrelaça segue com atividade de acompanhamento escolar e visitas domiciliares durante todo o ano, além da assessoria à Direção da Escola e o desenvolvimento do projeto de pesquisa em parceria com o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista.
Sobre o Entrelaça
O Projeto Entrelaça é uma iniciativa da Rede de Solidariedade do Brasil Marista, coordenado pela União Marista do Brasil, envolvendo três municípios brasileiros, sendo que na região sul o município escolhido foi Viamão (RS), a partir de critérios sociodemográficos e socioeducacionais. O Projeto tem como objetivo qualificar a educação pública e fortalecer o sistema de garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Saiba mais informações no site do projeto.





