Primeiro semestre do Projeto Entrelaça termina com formações e visitas domiciliares

​​​O primeiro semestre do Projeto Entrelaça foi finalizado com diversas ações na Escola Estadual Ayrton Senna da Silva e na comunidade da Vila Augusta, em Viamão. A iniciativa atua dentro do espaço desde 2022 com o foco de combater o abandono escolar e fomentar a permanência estudantil.

Até o fim de julho, a equipe do Projeto Entrelaça realizou 51 visitas domiciliares. Cada saída era organizada por meio de um roteiro estratégico dividido por regiões, para que fosse possível cobrir toda a extensa Vila Augusta.

“Nossa lista inicial de estudante contava com aproximadamente 60 estudantes do Ensino Médio em situação de baixa frequência ou não frequentando a escola. As primeiras tentativas de busca ativa foram por meio de ligação telefônica; não obtendo sucesso nas tentativas, partíamos para as visitas domiciliares”, relata Carolina Carlet, colaboradora do projeto.

Para além das visitas, em junho a equipe também ajudou na organização de atividades dentro da Escola. O projeto Arte por Toda Parte foi uma delas – ação que é fruto da parceria entre a Escola, o Projeto Entrelaça e a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol).

A programação contou com oficinas de desenho, pintura em tela, cerâmica e arte no prato. Participaram os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “A cada encontro, os estudantes se mostravam muito interessados. Alunos e professores de todas as séries que passavam em frente ao galpão e observavam um pouco das oficinas elogiavam as atividades propostas”, conta Carolina.

No dia 25 de junho, houve a entrega de boletins para os responsáveis, e a equipe do Projeto Entrelaça montou uma exposição dos trabalhos desenvolvidos no Arte por Toda Parte. Pais e responsáveis tiveram a oportunidade de apreciar as obras de arte desenvolvidas na ação.

No mês seguinte, em 19 e 20 de julho, ocorreu a Jornada Pedagógica dos professores, que foi organizada e pensada pela equipe do Entrelaça em conjunto com as supervisoras da Escola.

O livro Os Setes Saberes Pedagógicos, do autor Edgar Morin, foi o fio condutor do primeiro dia de reunião. Depois, ainda teve uma palestra sobre os desafios na educação, ministrada pelo assessor pedagógico-pastoral da Área de Solidariedade da Rede Marista, Gláucio Mota. 

A Jornada Pedagógica também proporcionou momentos de reflexão em grupo sobre o Entrelaça na Escola. Como é a comunidade em que a nossa Escola está inserida? Como são os estudantes da Escola? O que desestimula os estudantes? O que motiva o estudante a vir e permanecer na Escola? Que ações podemos assumir coletivamente para garantir a permanência escolar? Essas e outras perguntas dinamizaram as rodas de conversa.

Sobre o Entrelaça

O Projeto Entrelaça é uma iniciativa da Rede de Solidariedade do Brasil Marista, coordenado pela União Marista do Brasil, envolvendo três municípios brasileiros, sendo que na região sul o município escolhido foi Viamão (RS), a partir de critérios sociodemográficos e socioeducacionais. O Projeto tem como objetivo qualificar a educação pública e fortalecer o sistema de garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Saiba mais informações no site do projeto.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar