Participantes da Assembleia Provincial entregam carta manifesto aos Irmãos Capitulares

​​​​1ª Assembleia Provincial de Missão Marista, realizada de 26 a 29 de outubro, reuniu mais de 130 Irmãos maristas, Leigos/as, colaboradores/as e jovens para refletir sobre o futuro da instituição e propor prioridades para o próximo ciclo de gestão. Após quatro dias de formações, discussões e partilhas, os representantes produziram uma carta manifesto com a síntese de todas as proposições e entregaram para a comissão preparatória do 3º Capítulo Provincial, o principal evento deliberativo dos Irmãos Maristas que define os enfoques de trabalho da instituição nos próximos três anos. 

Em sua fala de abertura, o Irmão Inacio Etges, presidente da Rede Marista, destacou que participar da Assembleia é uma graça e uma bênção, pois é parte fundamental da definição estratégica para o próximo Triênio. “Trabalhamos em um projeto que não é nosso, que é de Deus, e Deus espera que sejamos seus colaboradores. A missão está posta, somos chamados a colaborar promovendo a vida, cuidando da casa comum e sendo profetas da esperança, com ousadia, discernimento, corresponsabilidade e propósito comum”, reforçou Etges. 

A programação da Assembleia contou com quatro painéis formativos que abordaram os seguintes temas:  Missão Marista no mundo: avanços, desafios e possibilidadesO cenário da Igreja no mundo, segundo o pontificado do Papa FranciscoO protagonismo dos jovens na missão marista; e A missão marista em nossa Província/Rede. Todos os painéis foram ministrados por convidados que apresentaram dados e informações importantes sobre cada uma das temáticas. 

Para a fraterna do Movimento Champagnat da Família Marista, Cláudia Sperb Machado, todas as formações foram relevantes para trazer novos olhares e motivações para a atuação marista. “A realidade dos povos indígenas, dos imigrantes, dos pobres, das infâncias e juventudes, a diversidade, a interculturalidade, a região amazônica… Tudo instigou e levou a pensar em como podemos, como ‘maristas em saída’, sermos mais samaritanos, promotores da vida em todas as circunstâncias. Me senti muito desafiada e entusiasmada para ousar a vida com esperança a partir da minha condição laical e, junto com todos os maristas de Champagnat, dar respostas às necessidades que nos foram apresentadas de forma mais coerente com o Evangelho”, avaliou. 

Diferentes olhares e vozes da missão marista 

A Assembleia Provincial de Missão Marista iniciou meses antes do evento realizado em outubro. Desde agosto, todos os espaços de atuação da instituição realizaram momentos de escuta com seus colaboradores/interlocutores e, Irmãos Maristas e gestores, também responderam à pesquisa de avaliação do Triênio 2019-2021. O resultado dessas partilhas foi analisado pela Comissão Preparatória da Assembleia e compilado em um relatório com a contribuição dos pesquisadores do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista. Os pontos mais relevantes apresentados nas duas pesquisas são: dimensão social; sinergia; atuação conjunta de Leigos/as e Irmãos; cultura e arte; evangelização na prática; protagonismo; gestão de pessoas; Região Amazônica; e Saúde.   

Para analisar todos esses dados e seguirem com as reflexões propostas nos painéis formativos, os representantes presentes na Assembleia foram divididos em 17 grupos de trabalho. A partir das discussões realizadas nesses fóruns, foi produzida uma carta manifesto com os elementos fundamentais do processo da Assembleia – concepção, atitudes e compromisso; indicação de prioridades no âmbito da Missão para o Triênio 2022-2024; e indicativos para o Plano Estratégico da Rede Marista. A carta foi entregue durante a missa de encerramento da Assembleia Provincial ao Irmão Onorino Moresco, coordenador da Comissão Preparatória do 3º Capítulo Provincial

Inspiração por meio da arte 

Diferentes momentos da Assembleia Provincial foram marcantes e inspiradores para os seus participantes. Dentre eles estão as apresentações artísticas e os momentos orantes conduzidos por diferentes espaços de missão marista. Já na abertura do evento, o momento de oração inicial foi conduzido a partir de um vídeo com expressões artísticas de diferentes interlocutores da Rede Marista, com destaque para a música Da cor da Esperança interpretada pelo coral de estudantes do Colégio Marista Santo Ângelo. 

A abertura da sessão vespertina do dia 26/10 contou com a apresentação de educandas do Centro Social Marista Nossa Senhora Aparecida das Águas. No dia 27/10, foi a vez do Coral Magnificat, do Colégio Marista Santa Maria, e no dia 28/10, o grupo de teatro do Colégio Marista São Luís apresentou um vídeo com a representação de diferentes títulos de Maria e os educadores do Colégio Marista Santo Antônio – Edineia Duarte da Silva Freitas, Lucas Eduardo Vizentin da Silva e Weslley Michaell da Silva Nunes –, cantaram músicas Marianas. No último dia do evento, o Coral da PUCRS apresentou a música Maria, Mãe do Redentor, e um grupo de Irmãos da Casa São José cantou a música Salve Regina

Além disso, durante toda a Assembleia, a Equipe de Animação, composta pelos colaboradores  Gustavo Balbinot, Jurema Sausen e Marcos Pehl, realizaram apresentações musicais de motivação e reflexão entre as atividades previstas na programação. 

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar