Oficina Marial reuniu mais de 50 Irmãos e Leigos/as Maristas em Veranópolis

De 12 a 15 de setembro, foi realizada, no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis (RS), a Oficina Marial com o tema: Maria em Nós.  Promovida​​ pelo Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM) da Área de Identidade, Missão e Vocação, da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, a iniciativa, inserida no projeto da Umbrasil chamado Trilhas Maristas, reuniu mais de 50 participantes oriundos de diferentes espaços de missão da Rede Marista (Província Marista Brasil Sul-Amazônia) e convidados das Províncias Maristas da Região América-Sul.

O objetivo da oficina foi de reconhecer, contemplar, viver e discernir sobre a vida e vocação à luz de Maria mulher, discípula e mãe. O encontro fortaleceu a identidade humano-cristã, contribuindo com a formação e vivência de Irmãos, Leigos/as, Pastoralistas e lideranças maristas em clima de família e profecia.

Três temas centrais foram abordados durante os quatro dias de formação: Maria Mulher Hebreia, Maria Mãe e Maria Discípula. O reitor do Colégio de Pasto Colômbia e Doutor em Teologia Bíblica, Irmão Ismar Portilla Benavides, da Província Marista Norandina, foi o assessor do encontro e aprofundou, teologicamente, os temas centrais intercalados com vivências e grupos de partilha.

Para o Irmão Danilo Ferreira Silva, da Província Marista Brasil Centro-Norte, a experiência da Oficina Marial traz um novo olhar para as vivências diárias: “nos aproximamos de Maria como uma pessoa que nos ajuda a compreender, claramente, a nossa vida cotidiana, a nossa missão e o nosso papel como maristas nos espaços em que cada Irmão e Leigo atua”, avalia. Sabrina Mosena Inacio, do Colégio Marista Santa Maria (RS), complementa: “precisamos acolher o sagrado feminino que habita em todos nós!”

A partir desses depoimentos, compreendemos que a Oficina Marial proporcionou dias intensos de estudo, oração, reflexão, troca de experiências e integração onde os/as participantes tiveram a oportunidade de aprofundar a identidade marista, buscando inspiração em Maria, e sendo provocados a reconhecer o papel da mulher como protagonistas na sociedade.

“Eu saio daqui transformado pela visão que o Irmão Ismar nos trouxe de Maria. Eu acredito que o grande ensinamento que fica dessa experiência é o de compreender o rosto mariano da Igreja, sobretudo, como discípulos e discípulas de Jesus”, avalia Angelo Ricordi, da Província Marista Brasil Centro-Sul.

A experiência ficou ecoado nos corações e mentes de todos/as os/as que participaram do encontro e mantém aceso o desejo de continuar com os estudos e reflexões sobre essa temática, conforme enfatiza Paulina González Hódar, da Província Santa Maria de Los Andes: “Foi muito enriquecedor! Quero poder replicar e levar ao Chile essa mensagem porque, ver Maria como mulher é algo novo e muito potente!”

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar