26/09/2025

Oficina Espiritualidade reúne participantes de diferentes espaços de atuação maristas

IMG

Mais de 40 pessoas de diferentes frentes de missão maristas participaram, na última semana, da Oficina Espiritualidade, realizada no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis (RS). O encontro, promovido pela Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), reuniu Irmãos, formandos, Leigos/as e colaboradores/as de diversos espaços de atuação da PMBSA, além de convidados/as da Região América Sul.  As atividades oportunizaram a vivência e o aprofundamento da espiritualidade marista, com vista a uma maior fidelidade ao seguimento de Jesus.

 

Organizada pela Área de Identidade, Missão e Vocação (IMV) da PMBSA, a Oficina teve como tema O Espírito que nos sustenta e nos anima a caminhar, inspirado na experiência das primeiras comunidades cristãs (At 2,42-47). A inciativa também buscou atender ao apelo do Superior-Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, manifestado na carta circular Lar para todos, rio de vida, sobre a necessidade de “abrir as portas à experiência de uma espiritualidade marista adaptada aos nossos tempos, que se baseia numa rica tradição e é enriquecida pelas contribuições dos novos tempos”.

 

As atividades da Oficina Espiritualidade foram desenvolvidas em formato teórico-vivencial, com momentos de oração, reflexão, aprofundamento de saberes, partilhas em grupo, entre outros. A edição contou com participação especial, durante os três dias, do Ir. Natalino Guilherme de Souza, da Província Marista Brasil Centro-Norte.

 

Ele desenvolveu a reflexão sobre espiritualidade partindo de uma dimensão antropológica, aprofundando as emoções humanas e sua relação com os aspectos bíblicos e maristas. Frisou que o amor é a emoção que conecta as demais e se constitui no centro do cultivo da espiritualidade, cujo fundamento cristão está em Jesus e iluminou a vida e a missão de Champagnat.

 

WhatsApp Image at

 

Tomando por base alguns relatos bíblicos, Ir. Natalino evidenciou como a vivência do amor e da compaixão promove uma espiritualidade do encontro, da inclusão e fortalece a defesa e promoção da vida, gerando atitudes e compromissos concretos. O amor, vivido de maneira encarnada e comprometida, é sinal e inspira a esperança.

 

Os momentos vivenciais realizados ao longo da Oficina permitiram traduzir a fundamentação em espaços de oração, cultivo pessoal e partilha de vida. Entre as vivências propostas, foi realizada a feitura de pães, os quais foram partilhados em um momento de jantar. Esse gesto colocou em evidência a vida das primeiras comunidades cristãs, que viviam intensamente a fraternidade.

 

IMG

 

Para a participante Marianne Dias Miranda Pereira, colaboradora da Área de IMV da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), os conteúdos, as dinâmicas e a metodologia aplicados favoreceram a intensidade e a inteireza das experiências. Ela destacou ainda a importância da realização de momentos de reconexão interior e de contemplação para a vida e missão:

 

“Foi uma grata surpresa. Pude viver momentos profundos e significativos de conexão com a minha essência. Estar em meio à natureza e perceber, no simples, a grandeza da Criação me levou a refletir sobre minha vida e minha missão. Sair da correria do dia a dia para reabastecer as energias me fez compreender que parar, silenciar e contemplar são passos indispensáveis no processo de autoconhecimento e amadurecimento pessoal”, destacou a convidada.

 

O fortalecimento da espiritualidade e da missão também foi destacado por Luis Miguel Barreto da Silva de Oliveira, educador do Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi): “Foi um momento de reafirmar e afirmar que vivenciamos um carisma e uma missão que é real, que transforma vidas de forma intelectual, espiritual e que, sim, muda e melhora corações, que tem o alimento que nutre  o alimento que dá sabor a vida, que faz pensar fora da caixa, além do que se vê. A oficina nos fez entender que espiritualidade se vive, se sente e que é fonte para viver a vida em plenitude.”

 

IMG

 

Para Júlio Trindade dos Santos Rodrigues, Formando Marista, o encontro possibilitou muitas reflexões sobre a espiritualidade e a presença de Deus em cada um/a: “‘O que é espiritualidade senão o que fazemos com paixão?’ Essa foi a frase que me marcou nesta oficina. Todo ser humano tem a dimensão espiritual, crente ou não. Por isso, como enfatizou o Irmão Natalino, o primeiro olhar para a espiritualidade é sobre a ótica antropológica: ‘Só podemos falar de Deus a partir de nós’. E as emoções são as chaves de percepções. Deus fala conosco por e através das emoções”.

 

A Oficina Espiritualidade faz parte do Programa Oficinas Maristas, um conjunto formativo promovido pela PMBSA. A iniciativa, atualmente, conta ainda com as Oficinas: Marial; Liturgia, Canto e Ambientação; Cartas Champagnat; e Origens.

Compartilhar artigo