Mais de 40 pessoas de diferentes frentes de missão maristas participaram, na última semana, da Oficina Espiritualidade, realizada no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis (RS). O encontro, promovido pela Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), reuniu Irmãos, formandos, Leigos/as e colaboradores/as de diversos espaços de atuação da PMBSA, além de convidados/as da Região América Sul. As atividades oportunizaram a vivência e o aprofundamento da espiritualidade marista, com vista a uma maior fidelidade ao seguimento de Jesus.
Organizada pela Área de Identidade, Missão e Vocação (IMV) da PMBSA, a Oficina teve como tema O Espírito que nos sustenta e nos anima a caminhar, inspirado na experiência das primeiras comunidades cristãs (At 2,42-47). A inciativa também buscou atender ao apelo do Superior-Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, manifestado na carta circular Lar para todos, rio de vida, sobre a necessidade de “abrir as portas à experiência de uma espiritualidade marista adaptada aos nossos tempos, que se baseia numa rica tradição e é enriquecida pelas contribuições dos novos tempos”.
As atividades da Oficina Espiritualidade foram desenvolvidas em formato teórico-vivencial, com momentos de oração, reflexão, aprofundamento de saberes, partilhas em grupo, entre outros. A edição contou com participação especial, durante os três dias, do Ir. Natalino Guilherme de Souza, da Província Marista Brasil Centro-Norte.
Ele desenvolveu a reflexão sobre espiritualidade partindo de uma dimensão antropológica, aprofundando as emoções humanas e sua relação com os aspectos bíblicos e maristas. Frisou que o amor é a emoção que conecta as demais e se constitui no centro do cultivo da espiritualidade, cujo fundamento cristão está em Jesus e iluminou a vida e a missão de Champagnat.
Tomando por base alguns relatos bíblicos, Ir. Natalino evidenciou como a vivência do amor e da compaixão promove uma espiritualidade do encontro, da inclusão e fortalece a defesa e promoção da vida, gerando atitudes e compromissos concretos. O amor, vivido de maneira encarnada e comprometida, é sinal e inspira a esperança.
Os momentos vivenciais realizados ao longo da Oficina permitiram traduzir a fundamentação em espaços de oração, cultivo pessoal e partilha de vida. Entre as vivências propostas, foi realizada a feitura de pães, os quais foram partilhados em um momento de jantar. Esse gesto colocou em evidência a vida das primeiras comunidades cristãs, que viviam intensamente a fraternidade.
Para a participante Marianne Dias Miranda Pereira, colaboradora da Área de IMV da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), os conteúdos, as dinâmicas e a metodologia aplicados favoreceram a intensidade e a inteireza das experiências. Ela destacou ainda a importância da realização de momentos de reconexão interior e de contemplação para a vida e missão:
“Foi uma grata surpresa. Pude viver momentos profundos e significativos de conexão com a minha essência. Estar em meio à natureza e perceber, no simples, a grandeza da Criação me levou a refletir sobre minha vida e minha missão. Sair da correria do dia a dia para reabastecer as energias me fez compreender que parar, silenciar e contemplar são passos indispensáveis no processo de autoconhecimento e amadurecimento pessoal”, destacou a convidada.
O fortalecimento da espiritualidade e da missão também foi destacado por Luis Miguel Barreto da Silva de Oliveira, educador do Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi): “Foi um momento de reafirmar e afirmar que vivenciamos um carisma e uma missão que é real, que transforma vidas de forma intelectual, espiritual e que, sim, muda e melhora corações, que tem o alimento que nutre o alimento que dá sabor a vida, que faz pensar fora da caixa, além do que se vê. A oficina nos fez entender que espiritualidade se vive, se sente e que é fonte para viver a vida em plenitude.”
Para Júlio Trindade dos Santos Rodrigues, Formando Marista, o encontro possibilitou muitas reflexões sobre a espiritualidade e a presença de Deus em cada um/a: “‘O que é espiritualidade senão o que fazemos com paixão?’ Essa foi a frase que me marcou nesta oficina. Todo ser humano tem a dimensão espiritual, crente ou não. Por isso, como enfatizou o Irmão Natalino, o primeiro olhar para a espiritualidade é sobre a ótica antropológica: ‘Só podemos falar de Deus a partir de nós’. E as emoções são as chaves de percepções. Deus fala conosco por e através das emoções”.
A Oficina Espiritualidade faz parte do Programa Oficinas Maristas, um conjunto formativo promovido pela PMBSA. A iniciativa, atualmente, conta ainda com as Oficinas: Marial; Liturgia, Canto e Ambientação; Cartas Champagnat; e Origens.