Navegar para Cima

Notícias

Turma 2019 do curso PEM revisita a história do Instituto Marista

05/04/2019
Espiritualidade
Primeiro módulo da formação ocorreu entre 2 e 5 de abril

​Leigos/as e colaboradores de diferentes espaços de missão estiveram reunidos entre os dias 2 e 5 de abril para o primeiro módulo do Curso de Extensão em Patrimônio e Espiritual Marista (PEM) deste ano. Os encontros ocorreram na Casa da Juventude Marista (Caju), em Porto Alegre (RS), e revisitaram a história através do estudos de documentos e ensinamentos de Marcelino Champagnat.

O PEM é dividido em três módulos e trabalha temas que envolvem a vida e a obra do fundador do Instituto Marista, os primeiros Irmãos, a Sociedade de Maria, Teologia e Espiritualidade. Por meio de contextos histórico, social, político, legislativo e religioso, tem como objetivo aprofundar e multiplicar elementos sobre o carisma marista. No dia 3, os alunos visitaram a Casa São José, em Viamão (RS), onde conheceram os Irmãos Maristas que lá residem e participaram do lançamento da terceira edição do projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida.

Para Carola Biz de Lagos, colaboradora da área de Auditoria, Riscos e Compliance da Rede Marista, a participação no curso é importante por possibilitar uma visão mais ampla do Instituto. “O resgate histórico e o diálogo com os Irmãos ajudam a dar ainda mais sentido à nossa missão", afirma. “É possível entender que o cuidado, a acolhida e a simplicidade característicos da instituição tiveram início já na época de Champagnat".

Os próximos módulos do PEM ocorrem em junho e setembro.  ​