Navegar para Cima

Notícias

Terceira edição do projeto Memórias Maristas é lançada

12/04/2019
Vida Partilhada
Minidocumentários contam a trajetória de Irmãos e Leigos/as que dedicam sua vida à missão

​​​​​Em abril o projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida​ chega à sua terceira edição. Por meio de minidocumentários, a iniciativa resgata a trajetória daqueles que ajudaram a construir a instituição, abordando temas como vocação, missão, fé e legado. A novidade de 2019 é a inclusão de entrevistados Leigos/as – até o ano passado, os personagens eram todos Irmãos Maristas. Os 12 novos vídeos estão disponíveis no portal​ do projeto, junto com os que foram produzidos nas edições anteriores.​


Confira abaixo o vídeo ​​de lançamento da terceira edição do projeto: 

​​​


Para o lançamento oficial dessa terceira etapa, Irmãos e colaboradores de diferentes espaços de missão se reuniram na Casa São José, em Viamão (RS), onde conheceram detalhes da iniciativa e assistiram em primeira mão a um dos episódios. Na fala de abertura, Brenda Menine e Graziele Santorum, duas das responsáveis pelo projeto e respectivamente colaboradoras da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional e da Secretaria Provincial, explicaram a importância histórica dos vídeos. “A narrativa oral é um complemento aos documentos que temos em nosso arquivo", contextualizou Graziele. “A partir dos diálogos, temos acesso a informações não só sobre a vida dos entrevistados, mas referentes à própria origem da nossa atuação no sul do país".

O Ir. Pedro Pellizzaro, um dos personagens da terceira edição, também acredita que os documentários são mais do que homenagens. “Eles contam histórias de pessoas que são referência nos espaços em que estiveram, que têm suas trajetórias ligadas à missão", pontua o Irmão de 82 anos de idade, 61 deles de vida consagrada marista. “São, também, uma maneira de compartilhar histórias positivas, testemunhos que despertam a fazer o bem". 

​ 


​​