Navegar para Cima

Notícias

Seminário de Governança e Gestão reforça atuação em rede

20/07/2018
Institucional
Evento dialoga sobre desafios da gestão da Rede Marista

​​No dia 20 de julho, ocorreu o Seminário de Governança e Gestão da Rede Marista, no auditório do Prédio 32 da PUCRS. O evento reuniu cerca de 160 pessoas entre líderes dos empreendimentos e representantes das Áreas Corporativa e Canônica. O principal objetivo do encontro, que acontece uma vez por ano, é aprofundar e debater questões referentes à governança e à gestão da Rede Marista, contemplando suas diferentes áreas de atuação, oferecendo troca de conhecimento e de boas práticas que fortaleçam a atuação da instituição. 

O evento iniciou com um momento de oração, seguido da fala do Ir. Deivis Fischer, Vice-Presidente da Rede Marista. Na sequência, a convidada Laís Lucas Machado, professora de Direito da PUCRS, trabalhou questões relacionadas a boas práticas de governança e trouxe estudos sobre como as organizações são incentivadas, monitoradas e avaliadas. Além disso, abordou a necessidade de uma atuação que desenvolva a excelência em aspectos de governança. “Não basta cumprir a lei, nós temos que ir além. O principal polo da governança corporativa é a transparência, é a informação”, relata. 

Após sua fala, Ir. Deivis fez uma retrospectiva da trajetória realizada até o momento, as revisões no Planejamento Estratégico da Rede e os desafios que ainda existem na busca pela atuação sinérgica. E reforçou que “cada empreendimento possui culturas próprias que precisam ser respeitadas”.  Pela manhã ainda houve espaço para discussões sobre diferentes temáticas de governança: Compliance e Comunicação, Reforma Trabalhista e Pessoas, Criança, Adolescente e Identidade.​

Durante a tarde, gestores de cada empreendimento trouxeram os projetos que estão sendo trabalhados em seus espaços e os principais desafios que enfrentam diariamente. No encerramento do Seminário, foi lançado o documento Rede Marista: Nosso jeito de ser, que tem por objetivo apresentar conteúdos sobre a identidade e a forma marista de ser, pensar e agir.