Navegar para Cima

Notícias

Reunião debate próximos passos da Rede de Escolas da Região América Sul

25/03/2019
Institucional
Encontro ocorreu na Casa Marista da Juventude

​Entre os dias 21 e 23 de março, os integrantes da equipe da Rede de Escolas da Região América Sul se reuniram na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre (RS). O grupo realiza encontros periódicos com o objetivo de definir os passos e posicionamentos dos colégios do continente relacionados à visão de mercado, trabalho conjunto, intercâmbios, inovação e qualidade em oferta acadêmica. A ideia da atuar em rede busca encontrar caminhos para uma caminhada conjunta e o constante fortalecimento das unidades maristas na América do Sul.

Estiveram presentes o Ir. Vanderlei Siqueira e Alessandra Maia, da Província Marista Brasil Centro-Sul; Ir. Lúcio Gomes e Deysiane Pontes, da Província Marista Centro-Norte; Nevil Leguizamón, Pilar Cagiao e Inés May, da Província Marista Cruz del Sur; e Ir. Juan García e Ernesto Reyes, da Província Santa María de Los Andes. A Rede Marista/Província Marista Brasil Sul-Amazônia foi representada pelo Diretor do Colégio Marista São Francisco, Claudiano Tiecher, e pelo Gerente Educacional dos Colégios e Unidades Sociais, Luciano Centenaro. Também participaram o Secretário Executivo da Região América Sul, Ir. Alberto Aparicio, o Vice-Presidente Executivo da Rede Marista, Ir. Odilmar Fachi, representantes da PUCRS e da editora FTD.

Entre os destaques da reunião esteve a análise dos propósitos, modelos e estratégias da Rede. Ernesto Reyes conta que as principais conclusões alcançadas pelo grupo foram a importância do fortalecimento do carisma, a possibilidade de compartilhar e a força gerada pelo intercâmbio em torno da mesma missão de evangelizar pela educação. “Nosso modelo de atuação se baseia em uma ferramenta colaborativa permeada pelo envolvimento, escuta e participação", define.

O grupo voltará a se reunir entre os dias 9 e 13 de abril na cidade de Mendes (RJ), onde ocorre o Encontro das Equipes das Iniciativas Regionais da Região América Sul. ​