Navegar para Cima

Notícias

Retiro da PJM trabalha a importância de estar a serviço do próximo

02/05/2019
Vida Partilhada
O encontro reuniu 25 pessoas na Casa de Veraneio Jardim do Éden

​Um final de semana para exercitar o autoconhecimento, a escuta e a convivência. Assim foi realizado o retiro da Pastoral Juvenil Marista (PJM) que ocorreu de 26 a 28/4, na Casa de Veraneio Jardim do Éden, em Tramandaí. O encontro reuniu 25 pessoas entre Animadores/as, Assessores/as e Participantes da PJM para um momento de reflexões sobre o seguimento de Jesus de Nazaré dentro da Pastoral e a importância de se colocar a serviço do/a outro/a.
​​
Ao longo do retiro, o grupo foi convidado a pensar sobre a sua vida e sobre como as ações de Champagnat e de Jesus Cristo servem de inspiração para o nosso dia a dia. Além disso, também foi trabalhado o sentido do termo “Igreja do Avental" provocando o olhar empático e a importância de se colocar a serviço do/a próximo/a. Como simbologia, os/as jovens utilizaram um avental durante as atividades e fizeram registros de suas vivências por meio de frases e palavras escritas nele.

Toda a dinâmica foi permeada de escuta e partilhas entre os/as jovens. Para Carolina Veiga, animadora no Colégio Marista Santo Ângelo, esses pontos tornaram o retiro muito especial. “Foi fantástico. Nunca tinha vivido algo como o retiro", ela disse. A jovem ainda reforçou a importância de trabalhar o coletivo, sem deixar de prestar atenção no individual. "Destaco também o momento da partilha das obras de argila. Foi o momento mais puro que já vivi".

Para Allende Perini, integrante da PJM do Colégio Marista Sant'Ana, a convivência com outros/as jovens também foi marcante: “Ouso dizer que é a melhor experiência que tu podes viver enquanto PJM, justamente pela proximidade entre as pessoas e partilhas que são feitas. Eu recomendo. Foi um fim de semana que não vou esquecer", elogiou o jovem.