Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista lança projeto de voluntariado em Lábrea

28/08/2018
Amazônia
Iniciativa propõe a disponibilidade para a missão além de fronteiras geográficas

​​​​A Cultura da Solidariedade faz parte do carisma marista desde que São Marcelino Champagnat deu início à missão, há mais de 200 anos. Hoje, Dia Nacional do Voluntariado, a Rede Marista lança o Projeto Lábrea​​,​ que oportunizará a atuação junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos da cidade amazonense, com o objetivo de proporcionar a transformação pessoal e social. A iniciativa responde aos apelos do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista, que provoca a todos a se disponibilizarem para além das fronteiras geográficas, sendo construtores de pontes e farol de esperança no mundo.

A iniciativa dá continuidade à primeira experiência de voluntariado em grupo da Rede Marista, realizado entre janeiro e fevereiro deste ano. Com o Projeto Lábrea, que ocorrerá entre 1º e 15 de fevereiro de 2019, cinco pessoas realizarão atividades pedagógicas, pastorais e formativas com a comunidade local. Além de fomentar a Cultura da Solidariedade, a proposta é promover uma aproximação com os diversos contextos e realidades da Região Amazônica, cultivando um olhar de ternura e sensibilidade para com as diferentes populações que lá vivem.

Como participar

Os interessados devem fazer a inscrição pelo e-mail [email protected] até o dia 6 de setembro. Após esse período, o processo segue por meio de entrevistas individuais e de um retiro preparatório, que ocorrerá na Casa de Veraneio Jardim do Éden, em Tramandaí (RS), nos dias 29 e 30 de setembro.

Também é necessário estar atento aos seguintes critérios de participação:

  • Ter vínculo marista (educandos/estudantes, ex-alunos, Irmãos, colaboradores, fraternos do MChFM e integrantes da PJM).

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos.

  • Ter realizado pelo menos seis meses contínuos de voluntariado.

  • Ter disponibilidade para participar do processo preparatório.

  • Ter disponibilidade de tempo de 1º a 15 de fevereiro de 2019.​

Sobre o Voluntariado Marista

Com cerca de 500 voluntários, a Rede Marista oportuniza iniciativas e experiências transformadoras nos âmbitos pessoal e social, nas quais os participantes entram em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamentos específicos. O serviço de voluntariado pode ser realizado em entidades cadastradas pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) ou outra ONG, colaborando com a promoção da vida e na construção da Cultura da Solidariedade. Clique aqui e saiba mais.