Navegar para Cima

Notícias

Protagonismo juvenil é tema de Fórum realizado na Rede Marista

15/08/2022
Institucional
O evento foi realizado no dia 12 de agosto


Na tarde de 12 de agosto, foi realizado o II Fórum de Juventudes da Rede Marista. A atividade, dinamizada no formato online pelo Zoom, foi promovida pelo Comitê Juventudes da Rede Marista e contou com a participação de 32 pessoas, entre lideranças juvenis e representantes dos grupos Grêmio Estudantil, Pastoral Juvenil Marista (PJM) e Voluntariado dos Colégios e Unidades Sociais. Para José Jair Ribeiro, coordenador da Pastoral e do Comitê Juventudes da Rede Marista, "o Fórum Juventudes representa um caminho de participação, envolvimento e protagonismo dos/as adolescentes e jovens a partir das expressões juvenis existentes em nossas unidades". Para ele, a atividade cria uma oportunidade de espaço de diálogo, partilha e construção de espaços de protagonismo.

Para Patrícia Espíndola Teixeira, coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, o evento, que aconteceu no Dia Internacional da Juventude, contribui para uma maior conscientização do valor dos jovens como cidadãos e do compromisso educacional em engajá-los nos seus processos de aprendizagens. “Ainda, evidencia a responsabilidade pessoal e social que temos com suas trajetórias de vida. A juventude é o agora, é dinamismo e impulsionamento. Motivo nuclear da nossa missão educadora e de nossa esperança", afirma Patrícia.

A abertura do evento foi realizada pela estudante Ana Clara (17 anos), participante da PJM e integrante do Grêmio Estudantil. Provocados pela música Tempo Perdido (Legião Urbana) e pelo poema O Alquimista (Paulo Coelho), a reflexão inicial motivou os jovens a pensarem sobre o seu papel na sociedade e sobre a sua vida enquanto membros de uma coletividade. Na sequência, Gabriel Sacchi, participante da PJM e atual colaborador marista, justificou a importância do Fórum como “uma reunião para celebrar a união e discutir assuntos de interesse, na presença de um grupo representativo, sendo o diálogo o elemento central."

Gabriel, que foi um dos organizadores do evento, propôs um exercício de protagonismo juvenil, no qual os participantes foram divididos em pequenos grupos e convidados a encontrar pontos em comum entre as diversas expressões juvenis que representam.  De volta ao grande grupo, foi realizada a partilha das discussões, sendo mencionados a importância do exercício da escuta e que “a realidade da vulnerabilidade é impactante e desafia a agir". Foi dito também que as expressões juvenis contribuem na identificação entre as pessoas, no cultivo do bem querer, da fraternidade e da solidariedade. Foi mencionada ainda a importância das experiências realizadas nos grupos como um diferencial que auxilia no cultivo de um projeto de vida com mais empatia, na construção de uma visão de mundo com mais solidariedade.

Diego Artur Wust, integrante da Equipe Vocacional Provincial e do Comitê Juventudes da Rede Marista, destaca a importância do Fórum nesse momento em que vivemos o Ano das Vocações Maristas. Para ele, “criar espaços de encontro, escuta e partilha é fundamental para fomentar o protagonismo juvenil. Isso se torna ainda mais especial nesse momento em que vivemos o Ano das Vocações Maristas, quando somos chamados a assumir o protagonismo da própria história e a responsabilidade de transformar o mundo."

Essa é a segunda edição do Fórum. Em 2021, o Comitê Juventudes idealizou a atividade, que teve como objetivo naquela edição contribuir na articulação juvenil da Rede Marista, criando um espaço de aproximação entre os representantes dos grupos, para realização de partilhas na elaboração de outros projetos envolvendo as juventudes. Os jovens foram convidados a pensar em conjunto com o Comitê Juventudes acerca da próxima edição do Simpósio Juventudes, evento que acontecerá em 2023.