Navegar para Cima

Notícias

Programação especial marca o Dia de Champagnat em nossos espaços de missão

06/06/2019
Institucional
Ao longo da semana, diversas atividades especiais ocorrem em homenagem a São Marcelino Champagnat

​​​​​Hoje, 6 de junho, celebramos o dia de São Marcelino Champagnat, homem que deu início à missão marista no mundo. Em 1817, Champagnat acreditou que era possível transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens, principalmente dos mais necessitados, por meio da educação evangelizadora.

Em sintonia com essa data especial, durante a última semana, uma ação digital convidou a todos e todas a homenagear pessoas que são sinais de luz, como Champagnat. Diversas mensagens de gratidão, carinho e amizade foram recebidas e representam os testemunhos da vitalidade do carisma marista, perpetuado há mais de 200 anos.​

Para marcar a data, além da ação em rede, outras atividades especiais estão ocorrendo em nossos empreendimentos e espaços de missão durante o mês de junho.  Confira:

Movimento Farol​

​​​Hoje ocorreu o lançamento do Movimento Farol. Consiste em um novo movimento laical marista para jovens a partir dos 18 anos. Tem como objetivo fortalecer o carisma como um jeito de percorrer os caminhos na jornada da vida, equilibrando a dimensão da espiritualidade, da vida partilhada e da missão, praticando em cada uma delas as virtudes mariais de humildade, simplicidade e modéstia.​​

Dança da Missão

Também em sintonia com a data, foi lançada a Dança da Missão. Trata-se de um projeto missionário que oportuniza às juventudes da Rede Marista uma experiência a partir do carisma. Durante a vivência os/as participantes farão parte da realidade de grupos como cooperativas e associações, unidades maristas, coletivos e comunidades eclesiais. Inserindo-se em um desses espaços, o/a participante estará a serviço do próximo, colaborando com a Cultura da Solidariedade e sendo motivado/a a confrontar o seu projeto de vida a partir de outras perspectivas e realidades.


Colégios e Unidades Sociais Maristas​​

Nos Colégios e Unidades Sociais a comemoração se estende durante todo o mês. São realizadas celebrações com os educadores e momentos de partilha sobre a vida e obra de Champagnat. Além disso, também ocorrem atividades de integração entre estudantes, como as gincanas recreativas e solidárias.


PUCRS

Na universidade, será realizada a missa pelo Dia de São Marcelino Champagnat, às 18h30, na Igreja Universitária Cristo Mestre. Além disso, inspirados na temática para a celebração da data em 2019, ao longo da semana, a PUCRS produziu um conteúdo fortalecendo os valores maristas e como é possível vivenciá-los no dia a dia.​


Hospital São Lucas da PUCRS

​Entre os dias 3 e 28 de junho, ocorre uma ação dos agentes do Programa Espiritual Assistencial do Serviço de Pastoral e Solidariedade, nos postos de enfermagem e ambulatórios. Uma imagem do fundador está sendo levada a estes setores com objetivo de propor uma reflexão sobre a vivência dos valores maristas com os colaboradores, pacientes e familiares.