Navegar para Cima

Notícias

Plano Estratégico: desenhando o futuro da Região América Sul

01/08/2018
Institucional
3ª Assembleia Regional trabalha pontos do planejamento estratégico

​A 3ª Assembleia Geral, ocorrida na primeira semana de julho na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre, também foi espaço para a discussão do planejamento estratégico da Região América Sul. Após todas as sete iniciativas serem apresentadas nas atividades iniciais do evento, o espaço deliberativo foi ocupado por questões relacionadas ao plano.

Marcelo Cordeiro, do Planejamento Corporativo da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, discorreu sobre a proposta do Comitê Regional para o Plano Estratégico da Região – elaborada a partir da 2ª Assembleia Regional, ocorrida em Montevidéu, em 2017. Logo após, apresentou a trajetória de construção do Plano, a metodologia Balance Score Card (BSC) utilizada e abordou os princípios e a visão do plano até 2022.

A partir do modelo de gestão estratégica escolhido, demonstrou o desdobramento de cada perspectiva do BSC (vida marista, modelo operativo/processos, vínculo/comunicação e sustentabilidade) com os respectivos objetivos válidos para os próximos quatro anos. Além disso, em meio às contribuições dos participantes, também fez uma relação entre os objetivos e chamadas do XII Capítulo Geral. Assim, seguiu apresentando os projetos pensados para atender cada objetivo do plano, atualizando os seus status, junto com um cronograma com três fases de implementação.

Ao final da exposição, Ir. Alberto Guilhermo Aparício Hübert, Provincial de Referência da Província Marista Cruz del Sur, salientou a necessidade de identificar as oportunidades e desafios do Plano Estratégico da Região, recordando que é um processo de construção, abrindo espaço para um diálogo de sugestões e priorização de projetos.​