Navegar para Cima

Notícias

Lideranças maristas participam de seminário de governança e gestão

12/07/2019
Institucional
O evento foi realizado na PUCRS e reuniu mais de 200 pessoas

​​Nesta sexta-feira, 12/7, foi realizado na Escola de Negócios da PUCRS, o Seminário de Governança e Gestão da Rede Marista. O evento reuniu mais de 200 lideranças para discutir temas relacionados à gestão dos empreendimentos maristas.

O encontro iniciou com um painel institucional que abordou a missão marista em diferentes aspectos. “Somos uma instituição glob​al e devemos responder com audácia aos desafios do nosso tempo", reforçou o Ir. Manuir Mentges, conselheiro provincial e de administração da Rede Marista e Pró-Reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS. Juntamente com ele, participaram da exposição o Ir. Alberto Aparício, secretário executivo da Região América Sul, o Ir. Natalino de Souza, secretário executivo da Umbrasil e Ir. Odilmar Fachi, vice-presidente executivo da Rede Marista. Os Irmãos dialogaram sobre os principais desafios da atuação em rede e reforçaram os compromissos que a instituição precisa assumir a nível de gestão.

Na continuidade da programação, o diretor da MVB Consultoria em Governança, Marco Antonio Villas Boas, fez uma explanação sobre boas práticas de governança, destacando o papel dos/as gestores/as no desenvolvimento dessa administração em rede.

Na sequência, ocorreu o painel Liderança marista: busca da essência, legado e missão. Os responsáveis pela área de gestão de pessoas, apresentaram os projetos de formação de lideranças que os empreendimentos da Rede Marista já realizam. A exposição foi conduzida pela coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Área Corporativa e Canônica da Rede Marista, Aline da Cunha, acompanhada por Everton Zambon e Isabel Degrazia, gestores das áreas de desenvolvimento organizacional dos Colégios e Unidades Sociais e da PUCRS, respectivamente.

Durante a tarde, a programação do evento também contou com oficinas divididas por temáticas, como: lei geral de proteção de dados, gestão de crise, cultura analítica e transformação organizacional frente a mudanças de mercado.

O evento foi encerrado com um painel sobre os cenários econômicos do Brasil, ministrado pelo professor da Escola de Negócios da PUCRS, Gustavo Moraes e pelo economista do banco Santander, Rodolfo Margato.