Navegar para Cima

Notícias

Laicato Jovem fortalece o carisma na Região América Sul

28/02/2019
Institucional
Trajetória de jovem é exemplo para as iniciativas laicais

​​Promover o Laicato também para as juventudes das cinco Províncias é uma forma de contribuir para a continuação da missão iniciada por Champagnat e fortalecer o carisma evangelizador na Região América Sul. Um dos representantes desse movimento é Welinton Trentin, ex-aluno do Colégio Marista Frei Rogério, de Joaçaba (SC) e atual membro da Fraternidade Tchô do Céu, do Laicato Jovem Marista.

Estudante de engenharia, Welinton possui uma trajetória especial vivenciada no carisma do fundador do Instituto. Desde 2010, quando ingressou no colégio e depois, passando pela experiência dos Encontros Vocacionais, ele afirma que o seu contato com os espaços maristas foi importantes para a sua formação pessoal. Ele reforça também que foi membro da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e que todos os momentos de vivência – retiros, encontros, missões – contribuíram para a sua história. “Foi maravilhoso conhecer a caminhada de Champagnat", lembra. “Mesmo depois que terminei os estudos e já não era um vocacionado, tive a oportunidade de participar do Laicato Jovem e tudo isso foi importante para o desenvolvimento do meu carisma", completa. Welinton defende a importância da presença do jovem no Laicato, pois acredita que o diálogo entre pessoas de faixas etárias distintas que vivenciam o carisma fortalece a missão de Champagnat. “É tão bom ir aos encontros e ter essa mescla de idades, essa troca de experiências", comenta. “O papel do jovem é fundamental para mostrar o novo nesses espaços".

Atualmente, além de ser um Leigo Jovem, ele também faz parte do Voluntariado. Welinton conta a sua trajetória com orgulho, demonstrando gratidão por tudo que a vivência marista já proporcionou para ele. “Ser marista influencia no nosso ser, nas nossas atitudes, com olhar de bondade e de ajuda. Eu sou fruto da promessa feita há mais de 200 anos pelo nosso fundador" finaliza. ​