Navegar para Cima

Notícias

Jovens debatem sobre organização laical

03/09/2018
Espiritualidade
Encontro abordou as diferentes formas de vivenciar o carisma marista no meio juvenil

​​No sábado, 1º de setembro, ocorreu um encontro ampliado para debater a identidade dos Leigos e Leigas maristas, em especial, entre os jovens. Os cerca de 30 participantes, entre membros do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), Pastoral Juvenil Marista (PJM), Voluntariado e Grêmios Estudantis se reuniram na PUCRS para dialogar sobre a possibilidade de criar uma organização laical juvenil ligada à instituição.

O evento contou com momentos individuais e de partilha em grupo, tendo como foco a reflexão sobre as diferentes maneiras de se vivenciar o carisma de Champagnat. A ideia era pensar sobre como poderiam ser os espaços juvenis laicais, levando em consideração fatores como critérios de participação, periodicidade dos encontros, sustentabilidade econômica, entre outros.

Segundo o Coordenador de Laicato da Rede Marista, Marcos José Broc, o encontro teve uma importância significativa por incentivar a participação e a corresponsabilidade na missão. “A riqueza de intuições, análises, sugestões e questionamentos que surgiram nos provocaram a não pensar linearmente diante do desafio de sonhar com uma organização laical que contemple as juventudes", destaca. A partir das escutas realizadas no evento, será elaborada uma proposta para, na sequência, efetivar o plano de implementação do laicato juvenil marista.