A missão marista se faz presente entre as comunidades indígenas, ribeirinhas e nas zonas urbanas da região amazônica. Como forma de registrar esse legado histórico e valorizar a memória institucional do passado e do presente, o Ir. Sebastião Ferrarini escreveu a obra Maristas na Amazônia cuidando da vida: educação, pastoral, cultura e ecologia.
Publicado pela Edipucrs, o livro narra a história de inserção dos primeiros missionários maristas que chegaram na região, relata o apostolado marista vivenciado em cada cidade que a instituição já atuou e apresenta como a missão marista se desenvolve atualmente na região. “Em cada capítulo, colocamos como referência geográfica um rio. Sabemos o significado das águas para a humanidade. Na Amazônia, tudo se refere a rio", explica o autor.
A obra está dividida em seis grandes capítulos que trazem a história da atuação marista em cidades banhadas pelos rios Purus, Juruá, Madeira, Solimões, Branco e Teles Pires. Os dois capítulos finais do livro trazem a memória recente da atuação marista na região. “Agradeço ao Senhor da Vida por toda a história vivenciada, pelas pessoas que dela fizeram parte, e ao Irmão Ferrarini pela dedicação em fazer com que essa história não se perca somente nas mentes e corações daqueles que tiveram a oportunidade de vivê-la, mas que, pelo registro escrito, se perpetue e possa passar a distintas gerações", afirma o Provincial e Presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer.
Lançamento
A obra será lançada no dia 14 de setembro, às 18h30, durante o IV Encontro de Ecoteologia na Faculdade Católica do Amazonas, em Manaus. Além do momento de partilha com a comunidade acadêmica, também está previsto um evento para convidados que será realizado na Comunidade Marista de Manaus no dia 13 de setembro.
O livro já está disponível no site da Edipucrs para download gratuito da versão digital. Acesse aqui.