Navegar para Cima

Notícias

Ir. Natalino Guilherme de Souza: Secretário Executivo da Região América Sul

01/08/2018
Institucional
Irmão Marista acompanha os avanços e recorda a importância da Região

​​​​Em fevereiro de 2018, o Ir. Natalino Guilherme de Souza foi indicado pelos Irmãos Provinciais das Províncias responsáveis pela atuação na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai para assumir o mesmo cargo na Região América Sul. Desde então, ele seguiu acompanhando as implementações e avanços das iniciativas propostas por grupos de Irmãos e Leigos/as para a Região. São sete projetos que buscam estruturar o projeto, integrando as Unidades Administrativas maristas do continente.

Relacionando suas atividades com a missão iniciada por São Marcelino Champagnat, o Ir. Natalino acredita que a opção do Instituto em proporcionar a reunião em diversas partes do mundo constituindo Regiões é uma maneira de fortalecer as características de cada espaço de atuação.  Além disso, ele acredita que, em nível regional, a fraternidade marista realmente não tem fronteiras, e a existência e implementação de projetos da Região América Sul reforçam isso. “Atuar como Secretário Executivo, é uma grande oportunidade de entender a Região e a riqueza de suas diferenças, de acolhe-la como Irmão", declara. “Sobretudo, é uma chance de divulgá-la a partir da nossa missão de ajudar crianças, adolescentes e jovens a entender que esse mundo também não tem fronteiras para eles".

Além das funções exercidas na Região América Sul, Ir. Natalino também divide as atividades como Secretário Executivo da União Marista do Brasil (Umbrasil). É graduado em Teologia, e mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) de Belo Horizonte. Antes exercer o cargo, Ir. Natalino desempenhava atividades na Coordenação da Área de Vida Consagrada e Laicato da Umbrasil.