Navegar para Cima

Notícias

Ir. Aldoíno Cagliari falece aos 87 anos

01/09/2018
Vida Partilhada
Falecimento do Irmão Marista ocorreu na manhã deste sábado, no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre

​​É ​com pesar que comunicamos o falecimento do Irmão Marista Aldoíno Cagliari, ocorrido hoje, às 8h, no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre (RS), vítima de insuficiência renal crônica. O velório será realizado a partir das 16h, na Vila Marista, em Viamão (RS). A missa de corpo presente, seguida de sepultamento, ocorre às 10h de amanhã, no mesmo local.​​

Trajetória e missão

Natural de Garibaldi (RS), o Irmão tinha 87 anos de idade e 67 de vida religiosa marista. Exerceu o apostolado no Instituto Champagnat, em Porto Alegre (RS); foi professor no Instituto Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado (RS) e no Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre (RS). No Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo (RS), foi professor e diretor; no Colégio Marista São José, em Camaquã (RS), exerceu as funções de Diretor e Secretário. Já no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis (RS), na Comunidade Marista de Novo Hamburgo (RS) e no Centro Educacional Marista de Bom Princípio, em Bom Princípio (RS), foi Animador Vocacional; e, desde 2008, esteva na Casa São José, em Viamão (RS), em tratamento de saúde.

Irmão Aldoíno Cagliari era Licenciado em Letras, pela PUCRS; e Especialista em Problemas Pedagógicos Religiosos, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e em Supervisão Escolar, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Realizou o Segundo Noviciado em Saint-Paul-Trois-Châteaux, na França. Também foi Conselheiro Provincial da antiga Província Marista de Porto Alegre. Além disso, atuou como Professor de Órgão em Bom Princípio (RS); e maestro do Coral do Colégio Marista Pio XII.

Sua dedicação à missão marista ficará para sempre em nossos corações!​


O Irmão fez parte do Projeto Memórias Maristas. Assista aqui o vídeo de sua entrevista.​