Navegar para Cima

Notícias

Iniciativa estratégica da Região busca fortalecer a cultura vocacional

28/02/2019
Institucional
Formada por Irmãos e Leigos/as, a equipe atua na promoção de sinergia e projetos conjuntos

​​​​Em 2016, surgiram os primeiros esboços do projeto de animação vocacional para a Região. Isso ocorreu durante Assembleia realizada em Florianópolis, no Brasil, que reuniu os Conselhos Provinciais das cinco Unidades Administrativas que compõem a Região América Sul. Em 2017, porém, é que foi instituída formalmente a Equipe de Animação Vocacional, composta por um Irmão e um/a Leigo/a de cada uma das cinco Províncias.

O objetivo da iniciativa é implementar, até 2022, pelo menos três projetos com ênfase na cultura vocacional. Durante esse processo, foram realizadas formações com integrantes das equipes vocacionais das cinco Províncias. Exemplo disso são as capacitações feitas para conhecer a experiência do Projeto de Vida, da Província Marista Brasil Centro-Sul e a oferta de participações na Semana da Espiritualidade, no Peru, promovida pela Província Marista Santa Maria de los Andes. A partir dessas referências, a equipe tem se dedicado para organizar e adaptar uma Escola Vocacional única para Região.

Um segundo desejo da iniciativa consiste em buscar e criar projetos conjuntos de animação vocacional para Irmãos e Leigos/as na Região. Para o Ir. Patrício Pino Medina, que compõe a equipe, esses são desafios assumidos com base nas vivências e compreensões das realidades em âmbito regional. “Também o recente Sínodo sobre os jovens e o discernimento vocacional é uma base importante para buscar caminhos de animação", completa.