A primeira etapa do II Fórum Interativo de Ecologia Integral foi realizada no dia 6 de junho, no Centro de Juventudes (Ceju), em Cruzeiro do Sul (AC). O evento foi organizado e coordenado pela equipe da unidade – Irmãos, colaboradores/as, voluntários/as e Comitê Jovem.
- Estudantes dos seguintes espaços participaram do Fórum:
- Escola Estadual José Elno Ferreira
- Escola Estadual José Carlos
- Escola Integral Francisco Freire de Carvalho
- Escola Integral Maria Lima de Souza
- Escola Padre Carlos Kuns
- Escola Diocesana Padre Damião
A abertura do evento se deu no bosque, proporcionando um contato direto com o meio ambiente. Várias faixas, cartazes e painéis motivavam os/as jovens para mergulhar no conteúdo do encontro, se sensibilizar com a natureza e agradecer ao Deus da Criação.
Para a jovem Nicole Shara, coordenadora do Comitê Jovem/Ceju, o Fórum foi uma experiência enriquecedora e transformadora. “O evento proporcionou um espaço de diálogo entre diversas áreas do conhecimento, unindo ciência, espiritualidade, educação e práticas sustentáveis em prol do cuidado com a vida de forma integral. As rodas de conversa e vivências despertaram uma nova consciência ecológica, ampliando o entendimento sobre a interconexão entre os seres humanos, a natureza e o universo”.
Durante a primeira etapa, foram realizadas oficinas que proporcionaram vivências significativas sobre o cuidado com a Casa Comum:
- Consumo consciente e economia solidária, com Bruna Fonseca e Adriane Lima, técnicas da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade
- Arte e sustentabilidade, com Bianca Martins, da Ufac
- Laudato Si’: novo estilo de vida, educação e conversão pessoal, com Ir. Sebastião Ferrarini
- A sociedade da seringueira e a formação do Acre, com Antônio Franciney
Estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Elno Ferreira de Souza, o jovem Enzo Galvão comentou: “Gostei da oficina de artes e dos materiais recicláveis. Ela apresentou as possibilidades do que a gente pode fazer com o lixo descartável. Também gostei da oficina do Ir. Ferrarini, porque ele trouxe uma ideia mais filosófica das coisas, mais relacionada ao ser humano, ao habitat em geral e à vida das pessoas no meio ambiente”.
O símbolo do II Fórum Interativo de Ecologia Integral foi a seringueira, árvore que representa resistência, força e vida – uma inspiração para todos/as nós. A segunda etapa do evento será realizada no dia 4 de julho, com a apresentação dos projetos ecológicos por parte das escolas envolvidas.





