Navegar para Cima

Notícias

Gestores dos Colégios e Unidades Sociais participam de debate sobre as faces da violência sexual

04/04/2019
Institucional
Seminário A Escola e o Sistema de Justiça chegou à sua quinta edição

​Na quarta-feira, 3/4, ocorreu a quinta edição do seminário A Escola e o Sistema de Justiça. O evento, que integrou a programação do Encontro de Gestores dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista​, reuniu cerca de 80 Diretores e Vice-Diretores para um espaço de debate e reflexão sobre situações do cotidiano escolar que impactam no poder judiciário.​

Promovido pela Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista e pelo Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com as Gerências Educacional e Social, o encontro ocorreu no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis, e teve como tema de debate As faces da violência sexual. Após a abertura de Elder Felippe, Coordenador Jurídico dos Colégios e Unidades Sociais, a Dra. Maria Lucrécia Zavaschi ministrou a apresentação Prejuízos emocionais, manejo e formas de prevenção. Doutora em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora aposentada da instituição, a palestrante tem experiência em atendimento a pacientes crianças e adolescentes.

Na sequência, a Dra. Maria Regina Fay de Azambuja, Procuradora do Ministério Público do Rio Grande do Sul, trouxe um debate com o tema Encaminhamentos legais dos casos de violência sexual. Mestre em Direito, Doutora em Serviço Social e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), foi coordenadora do Fórum da Prevenção à Violência Sexual Praticada Contra a Criança e escreveu diversas obras sobre o tema.

Pela sua relevância à missão marista, a temática foi escolhida em colaboração com os gestores dos Colégios e Unidades Sociais, que no início do ano indicaram pautas para serem debatidas no encontro.