Navegar para Cima

Notícias

Fórum reúne Irmãos e Leigos para discutir estratégias de formação conjunta

29/04/2019
Vida Partilhada
O encontro foi realizado na Casa Marista da Juventude em Porto Alegre

​​No último sábado, 27/5, a equipe de Vida Consagrada e Laicato (VCL) da Rede Marista promoveu o 1º Fórum de Formação Conjunta de Irmãos, Leigos e Leigas da Região Metropolitana. O evento, realizado na Casa Marista da Juventude (Caju), teve como principal objetivo refletir sobre o tipo de jornada formativa em conjunto entre Irmãos, Leigos e Leigas que pode ser desenvolvida pensando na corresponsabilidade que ambos têm com o carisma marista.

Estavam presentes no Fórum aproximadamente 30 pessoas: colaboradores/as, ex-colaboradores/as maristas, Irmãos e integrantes das Fraternidades do Movimento Champagnat​ da Família Marista (MChFM) que já fizeram o Vidamar III ou o curso de Patrimônio e Espiritualidade Marista (PEM). ​

Por meio de partilhas e momentos de reflexão individual, os/as participantes dialogaram sobre quais são os pontos em comum na jornada vocacional de Irmãos e Leigos/as e de que forma essas formações em conjunto podem auxiliar na disseminação do carisma marista para outras pessoas.

Para Lucile Koller, integrante da Fraternidade Terna Mãe do MChFM​, momentos como esse são importantes para aproximar as pessoas: “quanto mais a gente se envolve com o carisma marista e com aquilo que acreditamos, mais vamos conhecer e poder passar isso para outras pessoas", afirma. Durante as reflexões a vice-diretora do Colégio​​ Marista Assunção, Manoela Saldanha, também reafirmou a importância da atuação dentro e fora dos espaços maristas: “nossa missão é motivar o carisma no próximo, e isso se dá na nossa vida cotidiana em todos os lugares".

Além dessa edição do Fórum estão previstas mais duas datas durante o ano para reunir outras pessoas por área de abrangência (Passo Fundo e Santa Maria). A partir de todas as reflexões traçadas e embasado nos documentos já publicados pelo Instituto Marista, a Rede Marista irá incentivar a realização de experiências de Formação em Conjunta entre Irmãos, Leigos e Leigas reafirmando a importância de trabalharmos em comunhão como uma Família Global.​​