Navegar para Cima

Notícias

Fraternidade e Educação é o tema da Campanha da Fraternidade 2022

07/02/2022
Institucional
A proposta da campanha é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã

A Campanha da Fraternidade 2022 (CF 2022) convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.   

Neste ano, a campanha tem como tema: Fraternidade e Educação e lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Seu início se dará na abertura da Quaresma, dia 2/3, na Quarta-Feira de Cinzas, e as ações acontecerão durante todo o ano. 

Em todo o Brasil, instituições católicas de ensino integram à campanha, promovendo ações sociais, pedagógicas e pastorais com base no tema do ano. Na Rede Marista, a CF 2022 será divulgada em todos os espaços de missão como forma de promover uma educação evangelizadora como legou São Marcelino Champagnat. 

Durante a formação sobre a CF 2022 organizada pela Coordenação da Pastoral da Rede Marista em dezembro de 2021, o professor Ricardo Mariz, coordenador da área de Missão e Gestão da União Marista do Brasil (Umbrasil),  reforçou o quanto precisamos nos dedicar para que essa temática ganhe ainda mais força dentro de nossos espaços maristas, visto que as reflexões propostas estão inteiramente ligadas à nossa essência. “A educação é a expressão da nossa fraternidade”, avaliou Mariz. 

Refletindo sobre o lema da campanha, o professor destaca aspectos importantes que devem permear a atuação de todos os educadores e profissionais da área educativa. “Ensinar com amor é enxergar no educando não só o que existe mas o que pode existir naquela pessoa”, enfatizou. 

A educação como tema da Campanha da Fraternidade 

Esta é a terceira vez que a Igreja no Brasil abordará o tema da Educação na Campanha da Fraternidade. A primeira, em 1982, teve como lema “A verdade vos libertará” e a segunda campanha, em 1998, teve como inspiração o lema “A serviço da vida e da esperança”. 

Em entrevista para o podcast da Pastoral da Comunicação, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Educação da CNBB, Padre Júlio Evangelista, explica que o diferencial da campanha deste ano é apresentar a educação de maneira mais ampla, compreendendo-a como um grande elemento que constitui a vida humana. “Por isso, toda a sociedade precisa estar comprometida com as novas gerações e avaliar qual o modelo de educação está sendo difundido através das práticas educativas”, avaliou. Ouça no Spotify o episódio Campanha da Fraternidade e Discípulos da Palavra. Acesse aqui. 

​Acesse outros subsídios sobre a Campanha da Fraternidade 2022 no site da CNBB. ​