Navegar para Cima

Notícias

Fortalecimento e sinergia da identidade da Região América Sul

01/08/2018
Institucional
Iniciativas buscam implantações de projetos e consolidação da Região América Sul

Nos dias 3 e 6 de julho, pautas relacionadas aos encaminhamentos das iniciativas da Região América Sul foram discutidas na 3ª Assembleia Regional, na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre.

As reflexões trataram dos avanços realizados até aqui e de definições para os futuros passos do projeto. Entre as diversas pautas discutidas, a principal temática abordada foi a necessidade de fortalecer a identidade da Região América Sul a partir dos diferentes idiomas e traços culturais e, assim, encontrar caminhos para evoluir e perpetuar o carisma marista de acordo com a finalidade de cada iniciativa.

Durante os quatro dias de evento, cerca de 50 representantes das cinco Províncias estiveram presentes. O vigário-geral do Instituto Marista, Ir. Luis Carlos Gutiérrez Blanco, acompanhou as atividades e reflete que o Capítulo Geral reforça que a regionalização é um novo modelo de funcionamento do Instituto. “A Região América Sul tem suas características e dois idiomas", celebra o Irmão. “É muito diversa em suas capacidades, presenças, estilos de vida marista, missões e apostolados, em suas diferentes formas de expressar o que significa a missão do Instituto aqui".

No encerramento, foi alinhado que esses encontros regionais acontecerão a cada dois anos, intercalando-se entre as cinco Províncias. Assim, a próxima sede da Assembleia será na Província Marista Santa María de los Andes.