Navegar para Cima

Notícias

Fórum debate vivência sobre realidades do voluntariado

31/10/2018
Vida Partilhada
Encontro reuniu representantes de todo o Brasil Marista em Porto Alegre

​Entre os dias 23 e 24 de outubro, ocorreu o Fórum do Voluntariado do Brasil Marista, que reuniu representantes de todas as Províncias Maristas do Brasil e outros convidados envolvidos com iniciativas sociais. Coordenado pela União Marista do Brasil (Umbrasil), encontro foi realizado Casa da Juventude Marista (Caju), em Porto Alegre (RS). 

O objetivo do fórum foi proporcionar uma vivência significativa para a partilha de atuações existentes entre as diversas realidades do voluntariado. Segundo Paulo Quermes, representante da Umbrasil e um dos coordenadores do encontro, o momento foi uma maneira de oportunizar caminhos para as Províncias Maristas do Brasil em prol de uma solidariedade transformadora. “O fórum também possibilitou a construção de projetos comuns a todas as Províncias com a abertura para a Região América Sul", explica.

No decorrer do encontro, houve a partilha da experiência de Letícia Castilhos, colaboradora da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, que esteve em Lábrea, na Região Amazônica, e realizou um trabalho voluntário com as comunidades ribeirinhas e indíge​nas. O Ir. Valdícer Fachi, atual responsável pela Cooperação para a Missão Internacional do Instituto Marista (CMI), também esteve presente e apresentou as diversas experiências e possibilidades de voluntariado internacional e interprovincial. Para o Ir. Fachi, o fórum foi um espaço para socialização, partilha e para sonhar em conjunto. “Fico muito feliz de ver que temos pessoas disponíveis e desejosas de doar seu tempo e talentos para contribuir para os que mais necessitam", conta. “Dessa forma, continuamos o desejo de Marcelino Champagnat: todas as dioceses do mundo estão em nossos planos."

Além disso, a programação contou com falas especiais de iniciativas que caminham em sintonia com o Voluntariado Marista. Uma delas foi a partir da presença do Coronel Hidenobu Yatabe, que apresentou o Projeto Rondon. Também esteve presente Arlete Gomes, da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). No fim do primeiro dia, representantes da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) expuseram as implicações legais relacionadas ao voluntariado e apresentaram iniciativas realizadas em regiões de periferia de Porto Alegre e municípios da região metropolitana com crianças e jovens vulneráveis.​