Em 2022, o tema da Campanha da Fraternidade (CF) trabalha as dimensões da educação. Oficialmente, ela é realizada durante o tempo da Quaresma que, neste ano, compreende o período de 2/3 a 17/4. Em todo o Brasil, instituições católicas de ensino integram à campanha, promovendo ações sociais, pedagógicas e pastorais com base no tema. Assim, a partir da temática “Fala com sabedoria, ensina com amor", compartilhamos iniciativas de diálogo e reflexão que estão ocorrendo em nossos espaços de missão.
Pequeno panorama de atividades
Em nossa atuação presente nos Colégios pagos, nas Escolas e Unidades Sociais, na Universidade, no Hospital São Lucas (HSL), no Instituto do Cérebro do RS (InsCer) e na Amazônia, a forma de trabalhar a Campanha da Fraternidade tem sido bastante múltipla.
No Colégio Marista Assunção, em Porto Alegre (RS), a CF recebeu quatro frentes principais. “Na jornada pedagógico-pastoral utilizamos os espaços de espiritualidade em parceria com o setor pedagógico para explorar a temática da campanha e do Pacto, a PJM está produzindo uma Websérie, nas sextas-feiras faremos uma via-sacra com os/as educadores/as na espiritualidade de acolhida e, no dia 21/3, acontece uma formação com a professora Rita de Cácia Ló para todos/as os/as educadores/as sobre a CF e a pedagogia de Jesus", explica o Kassius Kirsten, coordenador Pastoral da Unidade.
Já nas Unidades Sociais, presentes em Porto Alegre, região metropolitana, Santa Cruz do Sul e Santa Maria (RS), o tema implica formações com educadores e reflexões entre os estudantes. “Particularmente, a Campanha da Fraternidade serve de tema disparador para projetos, oficinas. Do mesmo modo, motivarão as celebrações e ações implicadas no contexto da Semana Santa", afirma Luis Carlos Dalla Rosa, supervisor de pastoral da Gerência Social das Unidades Maristas.
Ato de educar
Para José Jair Ribeiro, coordenador da Pastoral da Rede Marista, a Campanha da Fraternidade é um momento importante de onde brotam desafios societários e que as pessoas precisam se envolver e contribuir. “Nós, maristas de Champagnat, somos parte do tema deste ano, Fraternidade e Educação. Necessitamos nos envolver, discutir, vivenciar", afirma. “Estamos vivendo a CF por meio de nossa linha institucional, com formações, produção de subsídios e matérias no portal marista, vídeos, celebrações. Enfim, cada unidade está encontrando uma forma de refletir sobre os fundamentos do ato de educar".
Saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade aqui.