Navegar para Cima

Notícias

Espaços maristas vivenciam a Campanha da Fraternidade

18/03/2022
Vida Partilhada
Diversas atividades estão planejadas para 2022

​​​Em 2022, o tema da Campanha da Fraternidade (CF) trabalha as dimensões da educação. Oficialmente, ela é realizada durante o tempo da Quaresma que, neste ano, compreende o período de 2/3 a 17/4. Em todo o Brasil, instituições católicas de ensino integram à campanha, promovendo ações sociais, pedagógicas e pastorais com base no tema. Assim, a partir da temática “Fala com sabedoria, ensina com amor", compartilhamos iniciativas de diálogo e reflexão que estão ocorrendo em nossos espaços de missão.

Pequeno panorama de atividades

Em nossa atuação presente nos Colégios pagos, nas Escolas e Unidades Sociais, na Universidade, no Hospital São Lucas (HSL), no Instituto do Cérebro do RS (InsCer) e na Amazônia, a forma de trabalhar a Campanha da Fraternidade tem sido bastante múltipla.

No Colégio Marista Assunção, em Porto Alegre (RS), a CF recebeu quatro frentes principais. “Na jornada pedagógico-pastoral utilizamos os espaços de espiritualidade em parceria com o setor pedagógico para explorar a temática da campanha e do Pacto, a PJM está produzindo uma Websérie, nas sextas-feiras faremos uma via-sacra com os/as educadores/as na espiritualidade de acolhida e, no dia 21/3, acontece uma formação com a professora Rita de Cácia Ló para todos/as os/as educadores/as sobre a CF e a pedagogia de Jesus", explica o Kassius Kirsten, coordenador Pastoral da Unidade.

Já nas Unidades Sociais, presentes em Porto Alegre, região metropolitana, Santa Cruz do Sul e Santa Maria (RS), o tema implica formações com educadores e reflexões entre os estudantes. “Particularmente, a Campanha da Fraternidade serve de tema disparador para projetos, oficinas. Do mesmo modo, motivarão as celebrações e ações implicadas no contexto da Semana Santa", afirma Luis Carlos Dalla Rosa,  supervisor de pastoral da Gerência Social das Unidades Maristas. 

​Ato de educar

Para José Jair Ribeiro, coordenador da Pastoral da Rede Marista, a Campanha da Fraternidade  é um momento importante de onde brotam desafios societários e que as pessoas precisam se envolver e contribuir. “Nós, maristas de Champagnat, somos parte do tema deste ano, Fraternidade e Educação. Necessitamos nos envolver, discutir, vivenciar", afirma. “Estamos vivendo a CF por meio de nossa linha institucional, com formações, produção de subsídios e matérias no portal marista, vídeos, celebrações. Enfim, cada unidade está encontrando uma forma de refletir sobre os fundamentos do ato de educar".

Saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade aqui.