Navegar para Cima

Notícias

Encontros Regionais reúnem Animadores/as da PJM

11/06/2019
Vida Partilhada
Formações ocorreram em Porto Alegre, Veranópolis e Santa Maria

No mês de maio ocorreram os Encontros Regionais de Animadores/as da Pastoral Juvenil Marista. A Identidade da PJM foi o tema das formações com o objetivo de reafirmar os princípios e celebrar os 10 anos da PJM, que estão sendo comemorados em 2019. A proposta convidou os/as jovens a revisitar a simbologia e as descobertas da mística da acolhida (presépio), da vivência grupal (altar) e da solidariedade (cruz). Por meio de dinâmicas e partilhas, o grupo pode refletir e compartilhar experiências sobre a mística que cada um desses lugares evoca.​

Ao todo, foram três encontros regionais. As 23 unidades em que há PJM na Rede Marista foram divididas por proximidade geográfica. No dia 17 de maio ocorreu o regional de Porto Alegre com a presença das unidades da capital, da região metropolitana e da cidade de Rio Grande no Colégio Marista Champagnat. Na semana seguinte, 24/5, o Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis, sediou o encontro regional de Passo Fundo com a presença dos Colégios Maristas de Bento Gonçalves, de Canela, de Erechim e de Passo Fundo. O terceiro ocorreu no dia 31/5 no Colégio Marista Santa Maria, em Santa Maria, e reuniu Animadores/as as unidades de Cachoeira do Sul, de Santa Cruz do Sul, de Santa Maria, de Santo Ângelo e de Uruguaiana. 

​​​ Texto auxiliar da imagem
Grupo que participou do Regional de Porto Alegre


Quem participou das atividades destacou a escolha da temática e o formato do encontro. Para Laura Conceição, do Colégio Marista São Francisco, de Rio Grande, a formação deixou ótimas lembranças. ”Amei cada segundo: a acolhida, as reflexões, as atividades e a integração com outras unidades”, afirmou a jovem que participou pela primeira vez de um Encontro de Animadores/as. Já Gabriela Rosa, da Escola Social Marista Santa Marta, de Santa Maria, ressaltou as reflexões a respeito da mística da solidariedade. “Foi muito interessante, pois podemos perceber que não estamos sozinhos, que há mais pessoas lutando pelas mesmas causas”, disse a jovem. 

​​​ Texto auxiliar da imagem
Grupo que participou do Regional de Passo Fundo

Para Luana Michelon, do Colégio Marista Aparecida, de Bento Gonçalves, o fato do grupo ser reduzido permitiu maior contato entre os/as participantes. “Com menos gente foi possível se conectar por inteiro com todos/as e expor opiniões”, explica. 

​Também estavam presentes nas atividades, os/as Assessores/as que acompanham o processo da PJM nas unidades. Somando as três atividades, cerca de 230 pessoas participaram dos regionais. No fim desta semana ocorrerá um encontro no mesmo formato para os/as Animadores/as do Colégio Marista João Paulo II, em Brasília.