Navegar para Cima

Notícias

Encontro reúne Irmãos da Região América Sul em Florianópolis

06/05/2019
Institucional
Durante cinco dias, 45 Irmãos dialogaram sobre a espiritualidade, vocação e missão regional

​Entre os dias 28 de abril e 2 de maio, ocorreu o Encontro Regional dos Irmãos de 46 a 60 anos, no Recanto Marista Champagnat, em Florianópolis, Brasil. Com a presença de 45 Irmãos das cinco Províncias que integram a Região América Sul, a reunião teve como propósito trabalhar a espiritualidade e fortalecer a sinergia regional entre os participantes.

Durante o encontro, os principais assuntos discutidos foram o aprofundamento da experiência de encontro pessoal com Deus no cotidiano, o desenvolvimento da vivência regional entre os Irmãos, a retomada da memória do Amor Primeiro (Chamado de Deus) e o diálogo sobre o compromisso de ser criador de fraternidade, convertendo-se em testemunha apaixonada, com vida plena e feliz.

O evento contou com a presença do Pe. Vilson Groh, que abordou a narrativa da vivência na comunidade do Mont Serrat, região com um grau alto de vulnerabilidade, em Florianópolis. No decorrer da programação, também foi realizada uma experiência de imersão na localidade. Ao longo de sua fala, o Pe. Groh convidou a todos a construir uma comunidade por meio de conexões em que se vivam os pequenos gestos da vida. “A beleza da vida não está no ponto de partida, muito menos no de chegada, mas sim no caminho onde acontecem os encontros", afirmou. 

Além disso, o encontro abriu espaço para uma reflexão s​​obre Teologia da Vida Consagrada e Vida Fraterna, que recebeu o título de Irmão, simplesmente Irmão, conduzida pelo Frei Edimar Fernando Moreira.​

Para o Provincial de Referência da Região, Ir. Inacio Etges, os cinco dias de diálogo e partilha foram importantes para vivenciar uma fraternidade grupal. “Um clima de entusiasmo e renovação no compromisso da Consagração Religiosa Marista esteve presente durante o encontro", disse. Já para o Secretário Executivo da Região América Sul, Ir. Alberto Guillermo Aparicio, a programação proporcionou momentos de partilha e interação entre os participantes. “Cada momento foi completando o evento e no último dia, nos presenteamos um tempo para revisar o nosso Projeto de Vida", finalizou.