Navegar para Cima

Notícias

Encontro reúne interessados em projeto de Voluntariado

05/10/2018
Vida Partilhada
Vivência discute a Cultura da Solidariedade e abre espaço para refletir sobre a missão do voluntário

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​No dia 29 de setembro, colaboradores de diversos empreendimentos da Rede Marista e integrantes do Programa de Voluntariado Marista se reuniram na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre (RS), para dialogar e refletir sobre a experiência e compromissos que existem na atuação do voluntário. No encontro os participantes foram convidados a​​ dialogar sobre a Cultura da Solidariedade, que faz parte do carisma marista desde que São Marcelino Champagnat deu início à missão. O evento também oportunizou discussões e encaminhamentos relacionados aos desafios do Projeto Lábrea e da atuação voluntária em Roraima. 

Segundo Ralph Schibelbein, educador do Colégio Marista Graças, o encontro proporcionou um momento de partilhas de vida e reflexão sobre valores e práticas. “Foi uma oportunidade de renovar as energias, cuidar de si, do outro e reforçar o que nos faz maristas", conta. Miguelina de Assis, da Central de Relacionamento do Colégio Marista Santana, disse que o retiro ajudou a compreender melhor o sentido de ser voluntário dentro da Rede Marista. “Realizo ações voluntárias desde sempre, mas hoje eu entendo o significado e importância de ser voluntário em minha vida, é algo que parte da minha missão", completa.

No decorrer do encontro, uma atenção especial a Região Amazônica foi trabalhada em sintonia com o Sínodo da Amazônia e a atuação marista nesse espaço. Também foi abordado o Projeto Lábrea, a partir da divulgação de seus objetivos e incentivo a participação de todos. Nesta semana serão divulgados os nomes dos cinco participantes do Projeto.

Tamine Sául, educadora do Colégio Marista Santa Marta, relatou sobre a experiência e fortaleceu a oportunidade que terá em Lábrea, caso faça parte do grupo que irá, como uma forma de concretizar um sonho aliado a promoção da vida. “Vamos trabalhar com vidas, e isso é extremamente significativo", pontua. ​

Sobre o Voluntariado Marista

Com cerca de 500 voluntários, a Rede Marista oportuniza iniciativas e e​​xperiências transformadoras nos âmbitos pessoal e social, nas quais os participantes entram em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamentos específicos. O serviço de voluntariado pode ser realizado em entidades cadastradas pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) ou outra ONG, colaborando com a promoção da vida e na construção da Cultura da Solidariedade. Clique aqui e saiba mais.