Navegar para Cima

Notícias

Encontro promove diálogo entre a juventude marista do mundo

28/02/2019
Institucional
EIJM fortalece a importância da interculturalidade marista

​​Entre os dias 15 e 20 de janeiro, ocorreu o Encontro Internacional de Juventude Marista (EIJM), na Guatemala. Com o tema Tecendo a vida, o evento teve o objetivo de entrelaçar sonhos, esperanças, orações, histórias e vidas de pessoas que se identificam com o carisma de Champagnat. Na ocasião, os participantes vindos de locais distintos tiveram a oportunidade de conhecer uma diversidade de culturas e realidades. O evento movimentou 160 jovens do Instituto e demonstrou a grandiosidade que existe na troca de vivências e experiências.

Para Natália Vanelli, Animadora da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e representante da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, a experiência foi muito valiosa para renovar a esperança em um mundo melhor. “Foi um lugar incrível de partilha e comunhão, onde nos víamos e nos encontrávamos no outro", reforçou. “Aqueles dias foram uma incrível imersão em idiomas, costumes, culinárias, opiniões, músicas, crenças, uma das experiências mais ricas e engrandecedoras de todo um ser", definiu Natália.

Federico Haberkorn, jovem da Província Marista Cruz del Sur, reforçou que a experiência possibilitou recordar a importância do jovem. “Seres cheios de vida e energia, dispostos a estar a serviço e serem agentes de mudança", explicou. “Escutar histórias de lutas, vitórias, esperanças e projetos de cada canto do planeta me mostrou que precisamos pensar globalmente e atuar localmente", concluiu. Para Henry Moncada Díaz, da Província Marista Santa María de los Andes, o encontro fortaleceu o seu compromisso com o carisma. “Entendi que podemos contribuir e somar o nosso entorno com alegria e paixão", explicou. “Temos o compromisso de atuar como Maria em todo o momento, seja aqui ou há quilômetros de casa. Saber que somos nós, os jovens, que temos essa responsabilidade, também me anima. 

O EIJM ocorre a cada três anos e reúne os quatro ramos da Sociedade de Maria: Maristas de Champagnat, Padres Maristas, Irmãs Maristas e Irmãs Missionárias. É um encontro que fortalece a missão marista e a construção conjunta entre representantes dos diferentes países que compõem, não apenas a Região América Sul, mas também as demais regiões do Instituto Marista.