Navegar para Cima

Notícias

Encontro debate práticas dos Centros de Memória Marista da Região América Sul

16/11/2018
Institucional
Evento ocorreu em Santiago, no Chile

​​Entre os dias 5 e 9 de novembro, representantes das cinco Unidades Administrativas que compõem a Região América Sul se reuniram em Santiago, no Chile, para a quarta edição do Encontro da Rede de Centros de Memória. A Rede Marista foi representada por Graziele Santorum, do Arquivo Provincial, Gustavo Balbinot, da Coordenação de Vida Consagrada e Laicato, Gabriela Figurelli, do Memorial Champagnat, e Simone Monteiro, do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS.

O encontro teve o objetivo de compartilhar projetos e iniciativas desenvolvidos pelos Centros de Memória, com falas e workshops para capacitar gestores e técnicos que atuam nesses espaços sobre temáticas conceituais e práticas de arquivos, bibliotecas e museus. A equipe técnica da Rede Marista ministrou uma oficina sobre o uso de descritores relacionados à terminologia marista.

​​Segundo Graziele, os participantes buscaram criar e adotar critérios comuns para a atuação conjunta dos Centros de Memória da Região. “Com isso, queremos qualificar a recuperação de informações em nossa base de dados e, assim, contribuir com a disseminação do carisma marista", explica.