Navegar para Cima

Notícias

EJM é lançado no Colégio Marista Maria Imaculada

12/08/2022
Espiritualidade
O Encontro de Jovens Maristas 2022 será realizado no dia 26 de novembro

​​O tema do Encontro de Jovens Maristas (EJM) 2022 é Metamorfose. O lema dessa edição do evento é Cultivando novas versões. A temática foi sugerida pelos/as participantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Colégio Marista Maria Imaculada, de Canela (RS), que sediará o evento neste ano. O lançamento oficial foi realizado nesta sexta-feira, 12/8, diretamente da escola, em live transmitida no canal do YouTube da PJM. Confira aqui:

 

A identidade visual também foi apresentada. Ela é composta por uma borboleta, símbolo da metamorfose, já que possui várias facetas e formatos durante a vida. Uma das asas é composta por hortênsias, flor símbolo da serra gaúcha.  

Segundo a animadora da PJM da escola, Maria Victória Dias, a borboleta representa a vida das pessoas, pois passam por vários processos até conseguir o seu bater de asas e voar para o mundo. “Passamos pelo nascimento, crescimento e amadurecimento durante toda a nossa vida", afirma. Já o lema Cultivando novas versões, segundo a jovem, significa uma forma de deixar algo crescer e mudar, assim sempre há raízes das versões anteriores na lembrança de cada pessoa.

 borboleta.png

Maria Victória destaca que a pandemia oportunizou reinvenção, mudança de pensamentos, hábitos... “Começamos a reparar em detalhes que antes eram invisíveis e agora são uma imersão, nunca vamos esquecer do que fomos ou aqueles/as que já passaram pelas mesmas coisas que nós", conta.

Para a animadora Mariana Scain, o tema e o lema do EJM 2022 significam a mudança que a PJM causa na vida de cada integrante do grupo, as transformações que cada pessoa proporcionou para o grupo. “Representa o nosso crescimento individual e grupal e o entendimento de que as mudanças nem sempre são assustadoras, elas também podem ser novas possibilidades de refazer coisas que não deram certo, cultivando novas versões, sem perder a nossa essência", ressalta.

Inspiração

​A inspiração para chegar ao tema e o lema foi inusitada, de acordo com Maria Victória. Ocorreu durante o primeiro encontro só com as animadoras no colégio, no qual cada uma precisava escrever um minilivro com perguntas do tipo: quem sou? O que quero ser para o/a próximo/a?... Para enfeitá-lo, havia uma cartela com vários adesivos, entre eles uma borboleta.

“Quando voltamos para o momento da partilha e dividimos o que escrevemos, reparamos que todas as animadoras colaram o adesivo da borboleta como uma coisa bem representativa e com diferentes significados e, durante a conversa, também comentamos que havia várias borboletas ao nosso redor", explica a estudante.

O encontro foi recordado durante a reunião que tinha como propósito formular o tema e o lema. Assim, chegou-se à Metamorfose: cultivando novas versões.

​Oportunidade de pensar em mudança

Para Maria Victória, o tema provoca os/as adolescentes e jovens da PJM a não esquecerem as pessoas que traçaram caminhos conosco, seja na Pastoral Juvenil Marista ou até outros espaços, além de instigar a reflexão sobre transformação pessoal. “Cada mudança deixa sua marca de uma forma boa ou ruim, e não devemos olhar isso negativamente, devemos, sim, rever o passado e aprender com tudo que vivenciamos", acredita.

Mariana concorda e reitera que a mudança é algo bom para o crescimento de todos. “Cultivar quem éramos no passado e mudar para melhorar, crescendo, não abandonando as raízes que nos fizeram nós mesmos/as", conclui.                              

Sobre o EJM 2022

​O EJM 2022 ocorrerá no dia 26 de novembro durante todo o dia, no Colégio Marista Maria Imaculada, em Canela. São esperados/as estudantes e educandos/as de 27 unidades, entre Colégios, Unidades Sociais e da PUCRS. Cerca de 1.000 pessoas participarão do evento.